Enseñanza de ciencias exactas para jóvenes en vulnerabilidad social y económica
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2020v17n35p56Resumen
La mayoría de los estudiantes de escuelas públicas en el país tienen un bajo nivel de aprendizaje debido a varios factores. De estos estudiantes, el grupo que tiene las condiciones económicas más bajas y se encuentra en una situación de vulnerabilidad social se ve aún más perjudicado. Una consecuencia del bajo rendimiento es la dificultad que enfrentan los estudiantes de bajos ingresos para obtener puestos de liderazgo en el mercado laboral. Por esta razón, se estableció una asociación con la Escuela Estatal Cristo Rei en el municipio de Pedro Afonso, en el estado de Tocantins, buscando identificar a los estudiantes de secundaria en una situación vulnerable y con bajo rendimiento escolar. A estos estudiantes se les ofreció un curso de agosto a noviembre de 2018, buscando utilizar materiales prácticos y audiovisuales para proporcionar el conocimiento y las herramientas de las ciencias exactas. Al final del curso, hubo un aumento promedio del 95% en las evaluaciones de los estudiantes.
Citas
ALVINO-BORBA, A.; MATA-LIMA, H. Exclusão e inclusão social nas sociedades modernas: um olhar sobre a situação em Portugal e na União Europeia. Serv. Soc. Soc., São Paulo, n. 106, p. 219-240, 2011.
CARNEIRO, R. M. A.; FONTGALLAND, G. O ensino e a aprendizagem em química e educação ambiental na perspectiva CTSA. Anais do XIX encontro de pós-graduação e pesquisa. Universidade de Fortaleza, Fortaleza, 2019.
COMISSÃO DAS COMUNIDADES EUROPEIAS. Relatório conjunto sobre a inclusão social, que sintetiza os resultados da análise dos planos de ação nacionais para a inclusão social (2003 05), Bruxelas, 12/12/2003, COM (2003) 773 Final, 2003, apud ALVINO-BORBA, A.; MATA-LIMA, H. Exclusão e inclusão social nas sociedades modernas: um olhar sobre a situação em Portugal e na União Europeia. Serv. Soc. Soc., São Paulo, n. 106, p. 219-240, 2011.
DESSOY, A. P.; DULLIUS, M. M. Problemas matemáticos: uma abordagem a partir de projetos interdisciplinares. Anais da V Mostra do Mestrado em Ensino de Ciências Exatas. Editora Univates, Lajeado, p. 11-13, 2014.
DULLIUS, M. M.; SCHOSSLER, A.; MACCALI, L.; MARCHI, M. I.; OLIVEIRA, E. C.; SCHOSSLER, D. C.; REGINATTO, V. P. Metodologias para o ensino de ciências exatas. II CNEM – Congresso Nacional de Educação Matemática e IX EREM – Encontro Regional de Educação Matemática. 2011.
FERNANDES, F. A. da S.; SANTOS, E. G.; MORAIS, L. B. Utilização da PBL como metodologias ativas na graduação: área de exata na cidade de Palmas/TO. Revista De Educação ANEC, 41(154), 192-206. 2017.
IOSIF, R. M. G. A qualidade da educação na escola publica e o comprometimento da cidadania global emancipada: implicações para a situação de pobreza e desigualdade no Brasil. Universidade de Brasília, Brasília, 2007, 309 p. (Tese de Doutorado).
SCHOSSLER, A. DULLIUS, M. M. Metodologias para o ensino de ciências exatas. XII Salão de Iniciação Científica – PUCRS, 03 a 07 de outubro de 2011.
STUDART, N. Inovando a ensinagem de física com metodologias ativas. Revista do Professor de Física, v. 3, n. 3, p. 1-24, Brasília, 2019.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons
, para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.
