Ensino de Microbiologia em escola pública: contribuições da extensão universitária na formação médica

Autores

  • Isa Carolina Gomes Felix Universidade Federal de Alagoas https://orcid.org/0000-0001-9958-5413
  • Luiz Carlos Francelino Silva-Júnior Universidade Federal de Alagoas
  • Romildo Dias Melo Neto Universidade Federal de Alagoas
  • Paula Jordana da Costa Silva Universidade Federal de Alagoas
  • João Victor Magalhães Roque Lima Universidade Federal de Alagoas
  • Bruno Eduardo Bastos Rolim Nunes Universidade Federal de Alagoas
  • Aline Cavalcanti Queiroz Universidade Federal de Alagoas https://orcid.org/0000-0002-6362-2726
  • Alysson Wagner Fernandes Duarte Universidade Federal de Alagoas https://orcid.org/0000-0001-9626-7524

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2020v17n37p108

Palavras-chave:

Extensão comunitária, Microbiologia, Educação médica

Resumo

Este artigo relata a experiência do projeto de extensão “O Mundo Microbiano no Ambiente Escolar”, o qual possui referencial pedagógico pautado no uso de metodologias ativas no ensino da microbiologia. No período de 2018-2019 foram desenvolvidas ações sobre a importância dos microrganismos no cotidiano humano, em escola pública da cidade de Arapiraca-AL. Destacamos a importância dos microrganismos, as doenças causadas por eles, higienização das mãos e alimentos, vacinação, dentre outros. Observou-se que as ferramentas utilizadas foram importantes na construção do conhecimento, assim como houve maior aproximação entre a universidade e a comunidade, que possibilitou a ampliação da visão dos acadêmicos acerca da importância das ações extensionistas para sua formação, contribuindo para a compreensão das demandas da população e desenvolvimento de habilidades na área de microbiologia e comunicação.

Biografia do Autor

Isa Carolina Gomes Felix, Universidade Federal de Alagoas

Graduanda em Medicina pela Universidade Federal de Alagoas.

Luiz Carlos Francelino Silva-Júnior, Universidade Federal de Alagoas

Graduando em Medicina pela Universidade Federal de Alagoas.

Romildo Dias Melo Neto, Universidade Federal de Alagoas

Graduando em Medicina pela Universidade Federal de Alagoas.

Paula Jordana da Costa Silva, Universidade Federal de Alagoas

Graduanda em Medicina pela Universidade Federal de Alagoas.

João Victor Magalhães Roque Lima, Universidade Federal de Alagoas

Graduando em Medicina pela Universidade Federal de Alagoas.

Bruno Eduardo Bastos Rolim Nunes, Universidade Federal de Alagoas

Graduando em Medicina pela Universidade Federal de Alagoas.

Aline Cavalcanti Queiroz, Universidade Federal de Alagoas

Doutorado em Biotecnologia pela Universidade Estadual do Ceará (2015). Professor Adjunto da Universidade Federal de Alagoas.

Alysson Wagner Fernandes Duarte, Universidade Federal de Alagoas

Doutorado em Biotecnologia pela Universidade de São Paulo (2015). Professor Adjunto de Microbiologia da Universidade Federal de Alagoas.

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Publicado

2020-12-17