O gênero conto para a promoção da consciência racial e para o estímulo da leitura e da escrita: uma experiência extensionista
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2021.e73092Resumo
Este trabalho, de cunho descritivo, objetiva apresentar os resultados alcançados com a aplicação do projeto “Anansi, a aranha e outros contos”, desenvolvido pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, subprojeto Interdisciplinar da UFFS-Chapecó. O projeto, executado em 2017, no quarto ano de uma escola estadual de Chapecó-SC, objetivou: promover a consciência racial, trabalhar o gênero conto e contribuir na formação de leitores e escritores. A metodologia foi a de contação de história, seguida de atividades de compreensão, estudo do gênero conto e elaboração de livro de contos. Os resultados demonstram que práticas extensionistas, como as descritas aqui, impactam na formação dos alunos que recebem o projeto e na formação dos graduandos que aplicam o projeto e podem articular a teoria vista na universidade com a prática da sala de aula. Considera-se, portanto, que as ações empreendidas foram transformadoras nas práticas de todos os envolvidos no projeto.
Referências
ALMEIDA, Silvio. Racismo estrutural. São Paulo: Sueli Carneiro, Pólen, 2019.
ANANSI: o velho sábio. Tradução de Jean-Claude Götting. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2007.
AUSUBEL, David P., NOVAK, Joseph D., HANESIAN, Helen. Psicologia educacional. Tradução Eva Nick. Rio de Janeiro: Interamericana , 1980.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: Língua Portuguesa. Brasília: MECSEF, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais 1ª a 4ª séries: Língua Portuguesa. Brasília: MEC, 1997.
CAMBRUSSI, Morgana F.; DIONIZIO, Alice R.; POPIOLSKI, Amanda. Bonecas Abayomi na sala de aula: uma proposta educativa para a promoção de relações étnico-raciais e para a escrita de diários de viagem. Revista Querubim, Niterói, v.4, n. 33, v. 4, p. 43-50, 2017.
CAVALLEIRO, Eliane. O racismo e o anti-racismo na escola: repensando nossa escola. São Paulo: Selo Negro, 2001.
DAGA, Aline Cassol et al. Iniciação à docência: discussões sobre planejamento e práticas do PIBID Letras. In: CORÁ, Élsio José; LEITÃO, Leonardo Rafael Santos (org.). O PIBID no percurso formativo: relatos de diferentes experiências. Tubarão: Copiart, 2019. p. 99-114.
GERALDI, João Wanderley. A produção de textos. In: GERALDI, João Wanderley. Portos de passagem. 4.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997. p. 135-165.
GERALDI, João Wanderley. O texto na sala de aula. 4. ed. São Paulo: Ática, 2006.
GOMES, Nilma L. Relações étnico-raciais, educação e descolonização dos currículos. Currículo sem Fronteiras, v. 12, n. 1, p. 98-109, Jan/Abril 2012.
GOTLIB, Nádia Battela. Teoria do conto. São Paulo: Ática, 1990.
KLEIMAN, Ângela. Texto & Leitor: Aspectos cognitivos da leitura. 16.ed. Campinas: Pontes, 2016.
MORAIS, José. Criar leitores: para professores e educadores. Barueri: Manole, 2013.
MIRANDA, Claudia. Currículos decoloniais e outras cartografias para a educação das relações étnico-raciais: desafios político-pedagógicos frente a Lei nº 10.639/2003. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [s.l.], v. 5, n. 11, p. 100-118, out. 2013.
MOREIRA, Adilson. Racismo Recreativo. São Paulo: Sueli Carneiro, Pólen, 2019.
MOURA, Patrícia Maria de; ROCHA JÚNIOR, Severino Fernando da. O Conto em sala de aula. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, III., 2016, Natal. Anais [...]. Natal, 2016. p.11.
PINHO, Sandra Raquel Neves. O desenvolvimento da compreensão leitora através do conto. 2010. Dissertação (Mestrado em Ensino do Português) - Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Porto, 2010.
SAUER, Maristel. Leitura e recontação de textos africanos. Cadernos PDE. Ponta Grossa: Gov. Estado do Paraná, 2014.
SPAGNOL, Maria Inês de Souza; MELO, José Joaquim Pereira. Leitura e compreensão textual do gênero conto: um desafio aos 6º anos do Ensino Fundamental da EJA. Cadernos PDE. Ponta Grossa: Gov. Estado do Paraná, 2013.
SOUZA, Renata J. de.; FEBA, Berta Lúcia T. Gêneros textuais na formação de leitores: a circulação do conto e da narrativa longa no oeste paulista. In: SIGET, V., 2009, Caxias do Sul. Anais [...]. Caxias do Sul, 2009. p. 1-12.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons , para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.