The tale for promoting racial awareness and for readers and for the stimulation of reading and writing: an extensionist experience
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2021.e73092Abstract
This work, of a descriptive nature, aims at presenting the results achieved with the application of the project “Anansi, the spider and other tales”, developed by Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, Interdisciplinary subproject of UFFS-Chapecó. The project, applied in 2017, in the fourth year of a school in Chapecó-SC, aimed at: promoting racial awareness; working with tales and contributing to the readers and writers’ formation. The methodology was storytelling, followed by comprehension activities, study of the tale genre and elaboration of a storybook. The results demonstrate that extension practices, such as those described here, impact in the students’ training who received the project and in the undergraduate students’ training who applied the project and were able to articulate the theory seen at the university with classroom practice. Therefore, the actions taken are considered to have transformed the practices of everyone involved in the project.
References
ALMEIDA, Silvio. Racismo estrutural. São Paulo: Sueli Carneiro, Pólen, 2019.
ANANSI: o velho sábio. Tradução de Jean-Claude Götting. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 2007.
AUSUBEL, David P., NOVAK, Joseph D., HANESIAN, Helen. Psicologia educacional. Tradução Eva Nick. Rio de Janeiro: Interamericana , 1980.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: Língua Portuguesa. Brasília: MECSEF, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais 1ª a 4ª séries: Língua Portuguesa. Brasília: MEC, 1997.
CAMBRUSSI, Morgana F.; DIONIZIO, Alice R.; POPIOLSKI, Amanda. Bonecas Abayomi na sala de aula: uma proposta educativa para a promoção de relações étnico-raciais e para a escrita de diários de viagem. Revista Querubim, Niterói, v.4, n. 33, v. 4, p. 43-50, 2017.
CAVALLEIRO, Eliane. O racismo e o anti-racismo na escola: repensando nossa escola. São Paulo: Selo Negro, 2001.
DAGA, Aline Cassol et al. Iniciação à docência: discussões sobre planejamento e práticas do PIBID Letras. In: CORÁ, Élsio José; LEITÃO, Leonardo Rafael Santos (org.). O PIBID no percurso formativo: relatos de diferentes experiências. Tubarão: Copiart, 2019. p. 99-114.
GERALDI, João Wanderley. A produção de textos. In: GERALDI, João Wanderley. Portos de passagem. 4.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997. p. 135-165.
GERALDI, João Wanderley. O texto na sala de aula. 4. ed. São Paulo: Ática, 2006.
GOMES, Nilma L. Relações étnico-raciais, educação e descolonização dos currículos. Currículo sem Fronteiras, v. 12, n. 1, p. 98-109, Jan/Abril 2012.
GOTLIB, Nádia Battela. Teoria do conto. São Paulo: Ática, 1990.
KLEIMAN, Ângela. Texto & Leitor: Aspectos cognitivos da leitura. 16.ed. Campinas: Pontes, 2016.
MORAIS, José. Criar leitores: para professores e educadores. Barueri: Manole, 2013.
MIRANDA, Claudia. Currículos decoloniais e outras cartografias para a educação das relações étnico-raciais: desafios político-pedagógicos frente a Lei nº 10.639/2003. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [s.l.], v. 5, n. 11, p. 100-118, out. 2013.
MOREIRA, Adilson. Racismo Recreativo. São Paulo: Sueli Carneiro, Pólen, 2019.
MOURA, Patrícia Maria de; ROCHA JÚNIOR, Severino Fernando da. O Conto em sala de aula. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, III., 2016, Natal. Anais [...]. Natal, 2016. p.11.
PINHO, Sandra Raquel Neves. O desenvolvimento da compreensão leitora através do conto. 2010. Dissertação (Mestrado em Ensino do Português) - Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Porto, 2010.
SAUER, Maristel. Leitura e recontação de textos africanos. Cadernos PDE. Ponta Grossa: Gov. Estado do Paraná, 2014.
SPAGNOL, Maria Inês de Souza; MELO, José Joaquim Pereira. Leitura e compreensão textual do gênero conto: um desafio aos 6º anos do Ensino Fundamental da EJA. Cadernos PDE. Ponta Grossa: Gov. Estado do Paraná, 2013.
SOUZA, Renata J. de.; FEBA, Berta Lúcia T. Gêneros textuais na formação de leitores: a circulação do conto e da narrativa longa no oeste paulista. In: SIGET, V., 2009, Caxias do Sul. Anais [...]. Caxias do Sul, 2009. p. 1-12.
Downloads
Published
Issue
Section
License
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons
, para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.
