Educação em saúde para a população em situação de rua
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2021.e75408Resumo
A População em Situação de Rua (PSR) é um grupo vulnerável ao surgimento de doenças e comprometimentos biopsicossociais, sendo a educação em saúde contribuinte na transmissão de conhecimentos e autocuidado. Objetivo: apresentar o impacto da educação em saúde para a PSR. Método: estudantes de fisioterapia desenvolveram atividades 1 vez/semana durante 2 horas, distribuídos em: avaliação individual; explanação e discussão do tema; exercícios físicos; feedback dos participantes. Ao total foram 13 encontros, incluindo familiarização, 11 oficinas e encerramento, realizados na paróquia Bom Jesus dos Perdões, Curitiba/PR. Resultados: Participaram 68 indivíduos, com mediana de 9 participantes por encontros. Os temas com maiores participações foram dores musculoesqueléticas e imagem corporal (n=15); e Câncer de próstata (n=12). Conclusões: esta experiência proporcionou uma ampla forma de aprendizagem para os estudantes e participantes, troca de saberes e de diferentes histórias de vida. Conhecendo o cotidiano da PSR e seus processos de adoecimento, pode-se nortear formas adequadas de intervenções.
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