Educação em saúde para a população em situação de rua

Autores

  • Estefani Santos Castro Universidade Federal do Paraná https://orcid.org/0000-0003-0608-6688
  • Vanessa Silva de Quevedo Universidade Federal do Paraná
  • Natalye Victoria da Costa Arsie Universidade Federal do Paraná
  • Guilhermo Casini Universidade Federal do Paraná
  • Lara Kandauroff Universidade Federal do Paraná
  • Rubneide Barreto Silva Gallo Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2021.e75408

Resumo

A População em Situação de Rua (PSR) é um grupo vulnerável ao surgimento de doenças e comprometimentos biopsicossociais, sendo a educação em saúde contribuinte na transmissão de conhecimentos e autocuidado. Objetivo: apresentar o impacto da educação em saúde para a PSR. Método: estudantes de fisioterapia desenvolveram atividades 1  vez/semana durante 2 horas, distribuídos em: avaliação individual; explanação e discussão do tema; exercícios físicos; feedback dos participantes. Ao total foram 13 encontros, incluindo familiarização, 11 oficinas e encerramento, realizados na paróquia Bom Jesus dos Perdões, Curitiba/PR. Resultados: Participaram 68 indivíduos, com mediana de 9 participantes por encontros. Os temas com maiores participações foram dores musculoesqueléticas e imagem corporal (n=15); e Câncer de próstata (n=12). Conclusões: esta experiência proporcionou uma ampla forma de aprendizagem para os estudantes e participantes, troca de saberes e de diferentes histórias de vida. Conhecendo o cotidiano da PSR e seus processos de adoecimento, pode-se nortear formas adequadas de intervenções.

Biografia do Autor

Estefani Santos Castro, Universidade Federal do Paraná

Graduanda em Fisioterapia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Vanessa Silva de Quevedo, Universidade Federal do Paraná

Graduanda em Fisioterapia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Natalye Victoria da Costa Arsie, Universidade Federal do Paraná

Graduanda em Fisioterapia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Guilhermo Casini, Universidade Federal do Paraná

Graduando em Fisioterapia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Massoterapeuta pelo Instituto Fisiomar.

Lara Kandauroff, Universidade Federal do Paraná

Graduanda em Fisioterapia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Técnica em segurança do Trabalho pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Rubneide Barreto Silva Gallo, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2015); mestre em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2011); pós-graduação Latu Senso em Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior de Profissionais de Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (2016); em Fisioterapia em Saúde da Mulher pela Universidade de Ribeirão Preto (2008) e em Acupuntura pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde (2010) e graduação em Fisioterapia pela Universidade Tiradentes (2007). Atualmente, Docente do curso de fisioterapia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Membro da diretoria da Associação Brasileira de Ensino em Fisioterapia (ABENFISIO) e membro da diretoria da Associação Brasileira de Fisioterapia em Saúde da Mulher (ABRAFISM).

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Publicado

2021-04-28