Fotoeducação na prevenção do câncer de pele: relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2021.e75546Resumo
Introdução: A campanha de fotoeducação, por meio da interação dialógica entre os atores sociais (universidade e escola), pode ser o primeiro passo para o estabelecimento de uma política de educação em saúde. A equipe de saúde da Farmácia Universitária da Universidade Federal do Rio de Janeiro vem desenvolvendo atividades em escolas públicas do município do Rio de Janeiro para a promoção da saúde por meio da educação. Objetivo: compilar e divulgar as atividades do projeto de extensão da Farmácia Universitária da Universidade Federal do Rio de Janeiro em escolas públicas da cidade do Rio de Janeiro. Metodologia: Um levantamento bibliográfico sobre fotoeducação foi realizado e as informações obtidas foram repassadas para graduandos do curso de pintura da Universidade Federal do Rio de Janeiro que participaram de sessões de orientação acerca das ações e, então, elaboraram atividades lúdicas para alunos daquelas escolas. Resultados: Foram realizadas duas campanhas com 75 participantes no total. Considerações finais: As atividades realizadas foram um instrumento de disseminação do conhecimento e possibilitaram acesso à informação aos alunos que participaram do processo, tornando-os transmissores de conhecimento em suas comunidades. Alunos de graduação e pós-graduação foram protagonistas em seu processo formativo e adquiriram responsabilidade social pela inserção das atividades de educação em saúde.
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