Programa conexões universidade-escola: cenários e contextos de uma aprendizagem significativa em Química
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2021.e75762Resumo
A História e a Epistemologia da Ciência têm influenciado diversas discussões nas últimas décadas em contexturas do Ensino de Química, tendo em vista sua potencial contribuição à compreensão de seus conceitos/princípios. Este artigo traz novos elementos que corroboram com essa reflexão, ao apresentar e aplicar, junto a uma turma de 2° ano do Ensino Médio de uma escola pública do município de Lavras do Sul/RS, no período letivo de 2019, uma proposta didático-pedagógica consubstanciada por textos disponíveis em livros didáticos atuais, os quais contemplam aspectos referentes à natureza dinâmica e socialmente construída da Ciência. Para tanto, utilizou-se da estratégia pedagógica dos Mapas Conceituais, amparada pela Teoria da Aprendizagem Significativa. Como recursos para análise de dados, se fez uso da Pesquisa Qualitativa e da Análise Textual Discursiva. Verificou-se ampla potencialidade qualificadora deste enfoque teórico ao planejamento e desenvolvimento das ações docentes, visto uma mudança de concepção em Ciências do público-alvo, rompendo, dessa forma, com a perspectiva de um Ensino de Química cuja concepção é pautada pelo acúmulo/transmissão de informações.
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