Economia vai à escola: relatos de extensão em um colégio técnico
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2021.e75937Resumo
Este texto apresenta a concepção e o desenvolvimento de uma atividade de extensão realizada por alunos de Ciências Econômicas da UFRRJ no colégio técnico dessa Universidade, sem fins lucrativos, para atender alunos do ensino médio e ensino médio técnico. Entre os anos de 2018 e 2019, professores e discentes do curso desenvolveram um projeto de extensão junto aos estudantes de ensino médio e técnico do CTUR, buscando interação dialógica em temas de teoria econômica. O objetivo foi abordar, em aulas-encontros conduzidas por estudantes do curso de Ciências Econômicas, temas abrangentes que permeiam a vida socioeconômica da sociedade brasileira e cuja explicação parte do conhecimento da teoria econômica. Os temas foram divididos entre os estudantes-membro, somando ao todo nove temas: Microeconomia, Macroeconomia, História do Pensamento Econômico, Mercado de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Distribuição de Renda, Desenvolvimento Regional, Economia Monetária e Matemática Financeira. Também foi realizada uma aula inaugural para apresentar o curso de Ciências Econômicas da UFRRJ, as áreas de atuação do economista, o mestrado em Economia Regional e Desenvolvimento, bem como o tema de cada uma das aulas-encontro. Enquanto os estudantes do CTUR aprofundaram suas capacidades de argumentação e reflexão crítica nos temas trabalhados dialogicamente, os estudantes da graduação aprimoraram essas capacidades, incluindo a didática.
Referências
BARON, Daniel. et al. Popularização da sustentabilidade: análise de uma integração ensino médio-graduação. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 11, n. 1, p. 97-112, 2020.
BATISTA, Natália Nunes Ferreira; DA SILVA, Roseli. Experimentos Econômicos para Estudantes do Ensino Médio da Rede Pública de Ribeirão Preto/SP. Revista de Cultura e Extensão USP, v. 4, p. 45-56, 2010
BRASIL. Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação câmara de educação básica, Resolução, nº 7. 14 de dezembro de 2010a. Disponível em: https: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb007_10.pdf. Acesso em: 05 de dez. 2021.
BRASIL. Decreto nº 7.397, de 22 de dezembro de 2010b. Disponível em:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7397.htm. Acesso em: 05 de dez. 2021.
FALCÃO, Nádia Maciel; CALDAS, Edla Cristina Rodrigues. Diálogos sobre a escolha profissional: a aproximação entre o estudante da escola pública de ensino médio e a universidade. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 9, n. 3, p. 147-156, 2018.
OCDE. National Strategies for Financial Education: OECD/INFE Policy Handbook, 2015. Disponível em: https://www.oecd.org/daf/fin/financial-education/national-strategies-for-financial-education-policy-handbook.htm. Acesso em: 05 de dez. 2021
PEROBELLI, Fernanda Finotti Cordeiro et al. Economia nas escolas: relato de uma experiência. VIII SEGeT, 2018.
SANTOS, Leonardo Bis; SGARBI, Antônio Donizetti. Escola e comunidade: pesquisa e extensão em busca da cidadania emancipatória. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 9, n. 3, p. 135-146, 2018.
UFRRJ. CTUR: Colégio técnico da UFRRJ. Nossa História, 2013 Disponível em: https: http://r1.ufrrj.br/ctur/. Acesso em: 04 de jun. 2020
UFRRJ. Plano de Desenvolvimento Institucional da UFRRJ (2018-2022). Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seropédica, RJ: UFRRJ, 2017. 165p.
USP. Projeto da FEA quer alunos do ensino médio pensando a economia. USP Online Destaque. 13 jun. 2014. Disponível em: https://www5.usp.br/44510/projeto-da-fea-quer-alunos-do-ensino-medio-pensando-a-economia/ . Acesso em: 28 de jun. 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons , para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.