Economy goes to school: extension reports in a technical college
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2021.e75937Abstract
This text presents the conception and development of an extension activity carried out by students of Economics Sciences of UFRRJ in the technical college of this University, non-profit to serve high school and technical high school students. Between the years 2018 and 2019, professors and students of the course developed, therefore, an extension project with high school and technical high school students of CTUR, seeking dialogical interaction on topics of economic theory. The goal was to address, in class-meetings conducted by students of the Economic Sciences course, broad themes that permeate the socioeconomic life of Brazilian society and whose explanation departs from the knowledge of economic theory. The topics were divided among the student-members, adding up to a total of nine themes: Microeconomics, Macroeconomics, History of Economic Thought, Labor Market, Economic Development and Income Distribution, Regional Development, Monetary Economics, and Financial Mathematics. An inaugural class was also held to introduce the Economics course at UFRRJ, the economist's areas of expertise, the Master's in Regional Economics and Development, as well as the theme of each of the meeting classes. While the CTUR students deepened their argumentation and critical reflection skills on the themes worked on dialogically, the undergraduate students improved these skills, including didactics.
References
BARON, Daniel. et al. Popularização da sustentabilidade: análise de uma integração ensino médio-graduação. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 11, n. 1, p. 97-112, 2020.
BATISTA, Natália Nunes Ferreira; DA SILVA, Roseli. Experimentos Econômicos para Estudantes do Ensino Médio da Rede Pública de Ribeirão Preto/SP. Revista de Cultura e Extensão USP, v. 4, p. 45-56, 2010
BRASIL. Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação câmara de educação básica, Resolução, nº 7. 14 de dezembro de 2010a. Disponível em: https: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb007_10.pdf. Acesso em: 05 de dez. 2021.
BRASIL. Decreto nº 7.397, de 22 de dezembro de 2010b. Disponível em:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7397.htm. Acesso em: 05 de dez. 2021.
FALCÃO, Nádia Maciel; CALDAS, Edla Cristina Rodrigues. Diálogos sobre a escolha profissional: a aproximação entre o estudante da escola pública de ensino médio e a universidade. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 9, n. 3, p. 147-156, 2018.
OCDE. National Strategies for Financial Education: OECD/INFE Policy Handbook, 2015. Disponível em: https://www.oecd.org/daf/fin/financial-education/national-strategies-for-financial-education-policy-handbook.htm. Acesso em: 05 de dez. 2021
PEROBELLI, Fernanda Finotti Cordeiro et al. Economia nas escolas: relato de uma experiência. VIII SEGeT, 2018.
SANTOS, Leonardo Bis; SGARBI, Antônio Donizetti. Escola e comunidade: pesquisa e extensão em busca da cidadania emancipatória. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 9, n. 3, p. 135-146, 2018.
UFRRJ. CTUR: Colégio técnico da UFRRJ. Nossa História, 2013 Disponível em: https: http://r1.ufrrj.br/ctur/. Acesso em: 04 de jun. 2020
UFRRJ. Plano de Desenvolvimento Institucional da UFRRJ (2018-2022). Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seropédica, RJ: UFRRJ, 2017. 165p.
USP. Projeto da FEA quer alunos do ensino médio pensando a economia. USP Online Destaque. 13 jun. 2014. Disponível em: https://www5.usp.br/44510/projeto-da-fea-quer-alunos-do-ensino-medio-pensando-a-economia/ . Acesso em: 28 de jun. 2020.
Downloads
Published
Issue
Section
License
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons , para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.