Construção de horta na escola municipal Laura Vicuña, como práxis da extensão universitária

Autores

  • Jessica Rodrigues Paz Universidade do Estado do Mato Grosso
  • Carine dos Santos Caramelo Universidade do Estado do Mato Grosso
  • Diego Roberto Viais Universidade do Estado do Mato Grosso
  • Andriele Gomes Ferreira Universidade do Estado do Mato Grosso
  • Janiele Freire Polacinski Universidade do Estado do Mato Grosso
  • Delmonte Roboredo Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Telma Andrade Mendonça de Moura Instituto Superior de Educação do Vale do Juruena

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2022.e77390

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo relatar a experiência da extensão universitária no Projeto Político Pedagógico Arte no Jardim da Escola Municipal Laura Vicuña, no município de Alta Floresta, com a implantação de uma horta escolar. O projeto foi desenvolvido por alunos do 5° semestre do curso de Agronomia da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), juntamente com a coordenadora da escola. Com o apoio da Ferramenta 5W2H foi realizado o planejamento de todas as atividades, buscando sempre adequar-se à realidade escolar. Para tanto, foi utilizado material reciclável para a confecção dos canteiros integrando alunos e professores, no desenvolvimento das atividades como pintura do local e plantio de hortaliças. Os resultados retrataram a vasta importância da realização dessas atividades na formação educacional das crianças, visto que a horta contribui para o consumo de alimentos saudáveis, na ascensão de valores e no enaltecimento do trabalho em equipe. Dessa forma, as referidas atividades proporcionaram a ampliação do conhecimento socioambiental entre os diversos atores envolvidos, bem como pode-se destacar o aprendizado das crianças sobre a importância de uma alimentação saudável e os cuidados com o ambiente através do uso de materiais recicláveis.

Biografia do Autor

Jessica Rodrigues Paz, Universidade do Estado do Mato Grosso

Acadêmica do curso de Agronomia da Universidade do Estado do Mato Grosso.

Carine dos Santos Caramelo, Universidade do Estado do Mato Grosso

Acadêmica do curso de Agronomia da Universidade do Estado do Mato Grosso.

Diego Roberto Viais, Universidade do Estado do Mato Grosso

Acadêmico do curso de Agronomia da Universidade do Estado do Mato Grosso.

Andriele Gomes Ferreira, Universidade do Estado do Mato Grosso

Acadêmica do curso de Agronomia da Universidade do Estado do Mato Grosso.

Janiele Freire Polacinski, Universidade do Estado do Mato Grosso

Acadêmica do curso de Agronomia da Universidade do Estado do Mato Grosso.

Delmonte Roboredo, Universidade do Estado de Mato Grosso

Doutorado em Engenharia Agrícola pela Faculdade de Engenharia Agrícola. Professor da Universidade do Estado de Mato Grosso.

Telma Andrade Mendonça de Moura, Instituto Superior de Educação do Vale do Juruena

Graduação em Pedagogia pela União das Faculdades de Alta Floresta. Especialização em Educação Infantil e Alfabetização pelo Instituto Superior de educação do Vale do Juruena. Coordenadora da Escola Municipal Laura Vicuña.

Referências

ALVES, Maria Bernardete Martins; ARRUDA, Susana Margareth. Citações em documento. Universidade Federal de Santa Catarina. [s.d]. Disponível em: http://www.bu.ufsc.br/design/Citacao1.htm. Acesso em 09. abr. 2009.

BARBOSA, N. V. S. A horta escolar dinamizando o currículo da escola. Brasília: MEC, 2009.

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente e Ministério da Educação. Programa Nacional de Educação Ambiental. MMA/MEC, 1999.

CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação Ambiental Crítica: nomes e endereçamentos da educação In: LAYRARGUES, P.P. (coord.). Identidades da educação ambiental brasileira. Ministério do Meio Ambiente. Diretoria de Educação Ambiental. Brasília, Ministério do Meio Ambiente, 2004.

CRIBB, Sandra Lucia de Souza Pinto. A horta escolar como elemento dinamizador da Educação Ambiental e de hábitos alimentares saudáveis. In: Anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2007, Florianópolis. VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis, 2007.

CRIBB, Sandra Lucia de Souza Pinto. Contribuições da educação ambiental e horta escolar na promoção de melhorias ao ensino, à saúde e ao ambiente. REMPEC - Ensino, Saúde e Ambiente, 2010.

DEBONI, Fabio; MELLO, Soraia Silva de.; TRAJBER, Rachel. Coletivos Jovens de Meio Ambiente e Com-Vida na Escola: a geração do futuro atua no presente. Revista Brasileira de Educação Ambiental. Cuiabá, n. 4, Jul. 2009.

FORPROEX. (Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras). Política Nacional de Extensão Universitária. Disponível em: https://proex.ufsc.br/files/2016/04/Pol%C3%ADtica-Nacional-de-Extens%C3%A3o-Universit%C3%A1ria-e-book.pdf. Acesso em: 23 set. 2020.

MAGALHÃES, A. M.; GAZOLA H. Proposta de Educação Alimentar em Creches. In: Congresso Internacional de Educação Infantil 1. 2002, Bombinhas. Anais. Bombinhas: PMPB, 2002.

MAGALHÃES, A. M. A horta como estratégia de educação alimentar em creche. 2003. 120 f. Dissertação (Mestrado em Agroecossistemas) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2003.

NOGUEIRA, W.C.L. Horta na escola: uma alternativa de melhoria na alimentação e qualidade de vida. In: ENCONTRO DE EXTENSÃO DA UFMG, 8, 2005, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: UFMG, 2005, 48p.

REDIN, Marita Martins; BARBOSA, Maria Carmen Silveira; RODRIGUES, Maria Bernadete Castro Rodrigues; AMODEO, Maria Celina Basto de; DORNELLES, Leni Vera; AVILA, Ivany Souza; ZEN, Maria Isabel Hackost Dala. Representações e Práticas de Educação Ambiental em Uma Escola Pública do Município de Feira de Santana (BA): subsídios para a ambientalização do currículo escolar. Revista Brasileira de Educação Ambiental. Cuiabá, n. 4, Jul. 2017.

SEBRAE. Ferramenta 5W2H. Disponível em: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/5w2h-tire-suas-duvidas-e-coloque-produtividade-no-seu-dia-a-dia,06731951b837f510VgnVCM1000004c00210aRCRD. Acesso em: 30.jun.2019

TURANO, W. A didática na educação nutricional. In: GOUVEIA, E. Nutrição Saúde e Comunidade. São Paulo: Revinter, 1990. 246p.

VIGOTSKI, Lev Semenovich. A formação social da mente: O Desenvolvimento dos Processos Psicológicos Superiores. Trad. José Cipolla Neto, Luís Silveira Menna Barreto, Solange Castro Afeche. 6ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

Downloads

Publicado

2022-04-19