Construção de horta na escola municipal Laura Vicuña, como práxis da extensão universitária
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2022.e77390Resumo
O presente trabalho teve como objetivo relatar a experiência da extensão universitária no Projeto Político Pedagógico Arte no Jardim da Escola Municipal Laura Vicuña, no município de Alta Floresta, com a implantação de uma horta escolar. O projeto foi desenvolvido por alunos do 5° semestre do curso de Agronomia da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), juntamente com a coordenadora da escola. Com o apoio da Ferramenta 5W2H foi realizado o planejamento de todas as atividades, buscando sempre adequar-se à realidade escolar. Para tanto, foi utilizado material reciclável para a confecção dos canteiros integrando alunos e professores, no desenvolvimento das atividades como pintura do local e plantio de hortaliças. Os resultados retrataram a vasta importância da realização dessas atividades na formação educacional das crianças, visto que a horta contribui para o consumo de alimentos saudáveis, na ascensão de valores e no enaltecimento do trabalho em equipe. Dessa forma, as referidas atividades proporcionaram a ampliação do conhecimento socioambiental entre os diversos atores envolvidos, bem como pode-se destacar o aprendizado das crianças sobre a importância de uma alimentação saudável e os cuidados com o ambiente através do uso de materiais recicláveis.
Referências
ALVES, Maria Bernardete Martins; ARRUDA, Susana Margareth. Citações em documento. Universidade Federal de Santa Catarina. [s.d]. Disponível em: http://www.bu.ufsc.br/design/Citacao1.htm. Acesso em 09. abr. 2009.
BARBOSA, N. V. S. A horta escolar dinamizando o currículo da escola. Brasília: MEC, 2009.
BRASIL. Ministério do Meio Ambiente e Ministério da Educação. Programa Nacional de Educação Ambiental. MMA/MEC, 1999.
CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação Ambiental Crítica: nomes e endereçamentos da educação In: LAYRARGUES, P.P. (coord.). Identidades da educação ambiental brasileira. Ministério do Meio Ambiente. Diretoria de Educação Ambiental. Brasília, Ministério do Meio Ambiente, 2004.
CRIBB, Sandra Lucia de Souza Pinto. A horta escolar como elemento dinamizador da Educação Ambiental e de hábitos alimentares saudáveis. In: Anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2007, Florianópolis. VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis, 2007.
CRIBB, Sandra Lucia de Souza Pinto. Contribuições da educação ambiental e horta escolar na promoção de melhorias ao ensino, à saúde e ao ambiente. REMPEC - Ensino, Saúde e Ambiente, 2010.
DEBONI, Fabio; MELLO, Soraia Silva de.; TRAJBER, Rachel. Coletivos Jovens de Meio Ambiente e Com-Vida na Escola: a geração do futuro atua no presente. Revista Brasileira de Educação Ambiental. Cuiabá, n. 4, Jul. 2009.
FORPROEX. (Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras). Política Nacional de Extensão Universitária. Disponível em: https://proex.ufsc.br/files/2016/04/Pol%C3%ADtica-Nacional-de-Extens%C3%A3o-Universit%C3%A1ria-e-book.pdf. Acesso em: 23 set. 2020.
MAGALHÃES, A. M.; GAZOLA H. Proposta de Educação Alimentar em Creches. In: Congresso Internacional de Educação Infantil 1. 2002, Bombinhas. Anais. Bombinhas: PMPB, 2002.
MAGALHÃES, A. M. A horta como estratégia de educação alimentar em creche. 2003. 120 f. Dissertação (Mestrado em Agroecossistemas) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2003.
NOGUEIRA, W.C.L. Horta na escola: uma alternativa de melhoria na alimentação e qualidade de vida. In: ENCONTRO DE EXTENSÃO DA UFMG, 8, 2005, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: UFMG, 2005, 48p.
REDIN, Marita Martins; BARBOSA, Maria Carmen Silveira; RODRIGUES, Maria Bernadete Castro Rodrigues; AMODEO, Maria Celina Basto de; DORNELLES, Leni Vera; AVILA, Ivany Souza; ZEN, Maria Isabel Hackost Dala. Representações e Práticas de Educação Ambiental em Uma Escola Pública do Município de Feira de Santana (BA): subsídios para a ambientalização do currículo escolar. Revista Brasileira de Educação Ambiental. Cuiabá, n. 4, Jul. 2017.
SEBRAE. Ferramenta 5W2H. Disponível em: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/5w2h-tire-suas-duvidas-e-coloque-produtividade-no-seu-dia-a-dia,06731951b837f510VgnVCM1000004c00210aRCRD. Acesso em: 30.jun.2019
TURANO, W. A didática na educação nutricional. In: GOUVEIA, E. Nutrição Saúde e Comunidade. São Paulo: Revinter, 1990. 246p.
VIGOTSKI, Lev Semenovich. A formação social da mente: O Desenvolvimento dos Processos Psicológicos Superiores. Trad. José Cipolla Neto, Luís Silveira Menna Barreto, Solange Castro Afeche. 6ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons , para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.