Vivência e entendimento sobre a transdisciplinaridade: visão de estudantes das ciências humanas
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2022.e77525Palavras-chave:
Transdisciplinaridade, Grupo Transdisciplinar, Estudantes do Ensino SuperiorResumo
Este artigo aborda o conceito de transdisciplinaridade com o objetivo de refletir sobre o entendimento de estudantes do ensino superior – de diferentes graduações – a respeito das possibilidades de desenvolver trabalhos na perspectiva transdisciplinar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo, com realização de entrevistas semiestruturadas com estudantes na perspectiva de conhecer os desafios da transdisciplinaridade, em suas visões. A análise dos resultados permitiu identificar várias aprendizagens que propiciaram transformação e aprofundamento de referenciais teóricos e de práticas na escola. Também, tiveram relatos sobre as dificuldades na prática cotidiana, relacionadas à hierarquização e obstáculos entre relacionamentos interpessoais, ausência de organização interna e desconforto com a mudança de paradigma. Destaca-se que o trabalho transdisciplinar do grupo foi caracterizado como um lugar excepcional para o compartilhamento de saberes, produção de conhecimentos e práticas de aprendizagens, algo pouco explorado em espaços universitários.
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