Vivência e entendimento sobre a transdisciplinaridade: visão de estudantes das ciências humanas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2022.e77525

Palavras-chave:

Transdisciplinaridade, Grupo Transdisciplinar, Estudantes do Ensino Superior

Resumo

Este artigo aborda o conceito de transdisciplinaridade com o objetivo de refletir sobre o entendimento de estudantes do ensino superior – de diferentes graduações – a respeito das possibilidades de desenvolver trabalhos na perspectiva transdisciplinar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo, com realização de entrevistas semiestruturadas com estudantes na perspectiva de conhecer os desafios da transdisciplinaridade, em suas visões. A análise dos resultados permitiu identificar várias aprendizagens que propiciaram transformação e aprofundamento de referenciais teóricos e de práticas na escola. Também, tiveram relatos sobre as dificuldades na prática cotidiana, relacionadas à hierarquização e obstáculos entre relacionamentos interpessoais, ausência de organização interna e desconforto com a mudança de paradigma. Destaca-se que o trabalho transdisciplinar do grupo foi caracterizado como um lugar excepcional para o compartilhamento de saberes, produção de conhecimentos e práticas de aprendizagens, algo pouco explorado em espaços universitários.

Biografia do Autor

Maria Cecília Luiz, Universidade Federal de São Carlos

Doutorado em Em Educação Escolar pela Faculdade de Ciências e Letras - Unesp (2004). Professor Titular da Universidade Federal de São Carlos. 

Ridamar Aparecida de Oliveira, Universidade Federal de São Carlos

Graduada pelo Curso de Licenciatura em Pedagogia da Univerisdade Federal de São Carlos. Faz parte do grupo de pesquisa GEPESC (Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Subjetividade e Cultura).

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Publicado

2022-08-26