Atuação conjunta Fonoaudiologia e Odontologia: o papel da interdisciplinaridade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2022.e80326

Resumo

O objetivo deste estudo foi descrever as principais áreas de atuação conjunta dos cursos de Odontologia e Fonoaudiologia, bem como trazer uma perspectiva sobre a interdisciplinaridade desenvolvida no Programa de Educação Tutorial Odontologia e Fonoaudiologia (PET Odonto-Fono). A metodologia consistiu em uma análise crítica de artigos indexados nas principais bases de dados da saúde: PubMed, Scopus, Web of Science, SciELO, LILACS e o Google Acadêmico. Foram incluídos artigos publicados entre 1991 e 2021, nos idiomas português, inglês e espanhol. Foram excluídos os artigos que não abordavam a temática interdisciplinar entre a fonoaudiologia e a odontologia, bem como resumos de congresso, cartas, artigos técnicos, guidelines e texto completo não disponível. Foram encontrados 81 artigos e, deste total, após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, ficaram 38 artigos para a análise final e elaboração textual. Foram encontradas ao menos oito áreas de atuação conjunta: dor orofacial, ortodontia, cirurgia ortognática, odontopediatria, neoplasias, distúrbios do sono, fissuras labiais/nasopalatinas. Conclui-se que o papel da interdisciplinaridade é fundamental para que haja um correto diagnóstico, tratamentos e proservação dos casos. Dentro deste contexto é fundamental o papel do PET Odonto-Fono na formação acadêmica dos graduandos, a fim de formar profissionais capacitados no trabalho em equipe, qualificados e humanizados com foco na abordagem interdisciplinar desde o diagnóstico até o tratamento e proservação de cada caso.

Biografia do Autor

Laura Mazini Alves, Universidade Federal de Santa Catarina

Aluna de graduação em Odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina.

Camila Cristina Brand, Universidade Federal de Santa Catarina

Aluna de graduação em Fonoaudiologia da Universidade Federal de Santa Catarina.

Júlia Di Bernardi Maggessi, Universidade Federal de Santa Catarina

Aluna de graduação em Fonoaudiologia da Universidade Federal de Santa Catarina.

Lígia Figueiredo Valesan, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Odontologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina.

 

Fabiane Miron Stefani, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorado em Fisiopatologia Experimental pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Professora Associada do Curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Santa Catarina.

Beatriz Dulcineia Mendes de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorado em Odontologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora Adjunta do Departamento de Odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina. 

 

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Publicado

2022-04-19