Estudo da maratona de cálculo como intervenção para o elevado índice de retenção em Cálculo I
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2021.e80394Resumo
As taxas de retenção em Cálculo Diferencial e Integral são um problema do ensino superior que se destaca diante de outras disciplinas da graduação e prejudica a formação de profissionais das exatas. Nesse ínterim, com o objetivo de incentivar o seu estudo, criou-se o projeto Maratona de Cálculo, uma competição matemática em que estudantes se desafiam na resolução de derivadas de funções de uma variável. Este artigo apresenta uma análise quali-quantitativa acerca da implementação do projeto desenvolvido entre 2016 e 2019 na Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico de Joinville. Para tanto, foram realizadas análises a partir do formulário de inscrição do evento, aplicação de um questionário para matriculados em disciplinas relacionadas a Cálculo e entrevistas com participantes. Por fim, o projeto mostrou-se eficaz no desenvolvimento lógico e de competências dos estudantes, além de contribuir para a criação de uma universidade mais saudável.
Referências
BARUFI, M. C. B. A Construção/ Negociação de Significados no Curso Universitário Inicial de Cálculo Diferencial e Integral. São Paulo, 1999 - Tese de doutorado.
ELIAS, L. M. Maratona de Cálculo da UFSC Joinville, 2020. Site do projeto Maratona de Cálculo. Disponível em: http://maratonadecalculo.paginas.ufsc.br. Acesso em: 05/08/2020
FRAGELLI, R. Rei da Derivada, 2020. Site do projeto Rei da Derivada. Disponível em: http://www.reidaderivada.com/. Acesso em: 3, março 2020.
GRANDO, R. C. O jogo na educação: aspectos didático-metodológicos do jogo na educação matemática. Unicamp, 2001 apud MOTA, P.C.C.L.M.(2009). Jogos no ensino da Matemática. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal.
PEREIRA, V. M. C. Cálculo no Ensino Médio: Uma proposta para o problema da variabilidade. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Instituto de Matemática, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009
PONTES, P. C.; RIBEIRO, M. S. S.; PEREIRA, M. J; FONSECA, M. C. P.; FONSECA; M. L. P. A Relação do Conhecimento de Cálculo I no Desempenho e Conclusão dos Cursos de Engenharia Um Estudo de Caso no Curso de Alimentos. COBENGE, 2012.
RAFAEL, R. C. Cálculo Diferencial e Integral: um estudo sobre estratégias para redução do percentual de não aprovação. Juiz de Fora (MG); Abril, 2017. Dissertação.
SANTOS, A. P.; RIOS, J.R.T.; NASCIMENTO, C. A Evasão e a Retenção no Ciclo Básico dos Cursos de graduação em Engenharia da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
SANTOS, A. P.; RIOS, J.R.T. ; NASCIMENTO, C. . Estudo da Evasão e da Retenção nos Cursos de graduação em Engenharia da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons , para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.