Study of the calculus marathon as an interventive measure for the high retention rates on Calculus I
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2021.e80394Abstract
The retention rates on Calculus I is an issue of the higher education, being above the mean of other courses and damaging STEM (Science, Technology, Engineering e Mathematics) professionals’ development. Thus, the Calculus Marathon Project was established aiming to stimulate students to study this subject through a mathematics competition in which students challenge each other to solve derivative of first order functions. This article presents qualitative and quantitative analysis of the project development between 2016 and 2019 at Federal University of Santa Catarina, Technological Campus of Joinville. For, it was analyzed the subscription form of the event, then it was made a survey with students engaged on calculus courses and it was done interviews with participants of the competition. Finally, the Project has proved to be effective to benefit the student’s logical development and promote soft-skills, as well as promoting a healthier university campus.
References
BARUFI, M. C. B. A Construção/ Negociação de Significados no Curso Universitário Inicial de Cálculo Diferencial e Integral. São Paulo, 1999 - Tese de doutorado.
ELIAS, L. M. Maratona de Cálculo da UFSC Joinville, 2020. Site do projeto Maratona de Cálculo. Disponível em: http://maratonadecalculo.paginas.ufsc.br. Acesso em: 05/08/2020
FRAGELLI, R. Rei da Derivada, 2020. Site do projeto Rei da Derivada. Disponível em: http://www.reidaderivada.com/. Acesso em: 3, março 2020.
GRANDO, R. C. O jogo na educação: aspectos didático-metodológicos do jogo na educação matemática. Unicamp, 2001 apud MOTA, P.C.C.L.M.(2009). Jogos no ensino da Matemática. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal.
PEREIRA, V. M. C. Cálculo no Ensino Médio: Uma proposta para o problema da variabilidade. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Instituto de Matemática, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009
PONTES, P. C.; RIBEIRO, M. S. S.; PEREIRA, M. J; FONSECA, M. C. P.; FONSECA; M. L. P. A Relação do Conhecimento de Cálculo I no Desempenho e Conclusão dos Cursos de Engenharia Um Estudo de Caso no Curso de Alimentos. COBENGE, 2012.
RAFAEL, R. C. Cálculo Diferencial e Integral: um estudo sobre estratégias para redução do percentual de não aprovação. Juiz de Fora (MG); Abril, 2017. Dissertação.
SANTOS, A. P.; RIOS, J.R.T.; NASCIMENTO, C. A Evasão e a Retenção no Ciclo Básico dos Cursos de graduação em Engenharia da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
SANTOS, A. P.; RIOS, J.R.T. ; NASCIMENTO, C. . Estudo da Evasão e da Retenção nos Cursos de graduação em Engenharia da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto. 2000. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Downloads
Published
Issue
Section
License
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons , para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.