As aulas de balé clássico em uma universidade da melhor idade em Campo Grande - MS

Autores

  • Gisele Aparecida Ferreira Martins Universidade Católica Dom Bosco

DOI:

https://doi.org/10.5007/807-0221.2017v14n27p86

Resumo

O objetivo desta pesquisa é relatar a experiência de alunas que frequentam as aulas de balé clássico oferecidas em uma universidade da melhor idade na cidade de Campo Grande- MS. De abordagem qualitativa, utilizou entrevistas semiestruturadas para identificar o significado das aulas de balé e as contribuições dessa atividade na qualidade de vida de onze alunas da instituição. A base teórica foi construída com os autores: Ferreira et.al (2009), Leal e Haas (2006), Martins (2014), R. F. Marbá, et. al. (2016) e Witter et.al (2013), que relataram alguns benefícios das aulas de dança entre eles a melhoria da aptidão funcional e física e a diminuição dos efeitos deletérios do avanço da idade cronológica. Todas as alunas declararam estar realizando um sonho de menina, sentindo-se mais “Jovens”, que perderam a timidez e o maior fator de satisfação foi subir em um palco e apresentar as coreografias aprendidas durante as aulas.

Biografia do Autor

Gisele Aparecida Ferreira Martins, Universidade Católica Dom Bosco

Possui Graduação em Educação Física pela Universidade Católica Dom Bosco (2008). Possui Especialização em Gestão Escolar pelo Instituto Libera Limes (2011) Possui Especialização em Dança pela Universidade Católica Dom Bosco (2010) Possui Mestrado em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (2015/2017). 

Referências

ACHCAR, Dalal. Ballet: Arte, Técnica e Interpretação. Rio de Janeiro: Cia. Brasileira de Artes Gráficas, 1980.

CACHIONI, M. Quem educa os idosos? Um estudo sobre professores de Universidade da Terceira Idade. Campinas, SP: Editora Alínea, 2003.

FERREIRA, Roberta Miranda, et. al. Balé adaptado: efeitos sobre as aptidões físicas em idosas. Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício, São Paulo, v.3, n.14, p.196-203. Março/Abril. 2009.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1987.

HASS, Aline Nogueira e GARCIA, Ângela. Ritmo e dança. Canoas. Ed. ULBRA, 2006.

LEAL, Indara Jubin. HAAS, Aline Nogueira. O significado da dança na terceira idade. Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano, Passo Fundo, 64-71 - jan./jun. 2006.

MARBÁ, et. al. Dança na promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida. Revista Científica do ITPAC, Araguaína, v.9, n.1, Pub.3, Fevereiro 2016.

MARTINS, G. A. F. As Aulas de Ballet Clássico no desempenho de Atletas de Ginástica Olímpica: Solo. The FIEP Bulletin, v. 84, p.283 - 288, 2014. R. F.

WITTER, Carla, et.al. Envelhecimento e dança: análise da produção científica na Biblioteca Virtual de Saúde. Rev. Bras. Geriatr. Gerontol. Rio de Janeiro, 2013; 16(1):191-199

Downloads

Publicado

2017-12-20