The classical ballet classes at a university of the third age in Campo Grande - MS
DOI:
https://doi.org/10.5007/807-0221.2017v14n27p86Abstract
The objective of this research is to report the experience of students attending classical ballet classes offered at a university of the best age in the city of Campo Grande - MS. From a qualitative approach, she used semi-structured interviews to identify the meaning of ballet classes and the contributions of this activity to the quality of life of eleven students of the institution. The theoretical basis was constructed with the authors: Ferreira et.al (2009), Leal and Haas (2006), Martins (2014), R. F. Marbá, et. al. (2016) and Witter et al (2013), who reported some benefits of dance classes among them improving functional and physical fitness and reducing the deleterious effects of advancing chronological age. All the students declared that they were fulfilling a girl's dream, feeling more "young", that they lost their shyness and the biggest factor of satisfaction was to go up on stage and present the choreographies learned during the lessons.
References
ACHCAR, Dalal. Ballet: Arte, Técnica e Interpretação. Rio de Janeiro: Cia. Brasileira de Artes Gráficas, 1980.
CACHIONI, M. Quem educa os idosos? Um estudo sobre professores de Universidade da Terceira Idade. Campinas, SP: Editora Alínea, 2003.
FERREIRA, Roberta Miranda, et. al. Balé adaptado: efeitos sobre as aptidões físicas em idosas. Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício, São Paulo, v.3, n.14, p.196-203. Março/Abril. 2009.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1987.
HASS, Aline Nogueira e GARCIA, Ângela. Ritmo e dança. Canoas. Ed. ULBRA, 2006.
LEAL, Indara Jubin. HAAS, Aline Nogueira. O significado da dança na terceira idade. Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano, Passo Fundo, 64-71 - jan./jun. 2006.
MARBÁ, et. al. Dança na promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida. Revista Científica do ITPAC, Araguaína, v.9, n.1, Pub.3, Fevereiro 2016.
MARTINS, G. A. F. As Aulas de Ballet Clássico no desempenho de Atletas de Ginástica Olímpica: Solo. The FIEP Bulletin, v. 84, p.283 - 288, 2014. R. F.
WITTER, Carla, et.al. Envelhecimento e dança: análise da produção científica na Biblioteca Virtual de Saúde. Rev. Bras. Geriatr. Gerontol. Rio de Janeiro, 2013; 16(1):191-199
Downloads
Published
Issue
Section
License
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons
, para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.
