Projeto de extensão Pequenos Arquitetos experiências lúdico-construtivas na cidade
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2022.e80821Palavras-chave:
Envelhecimento, Frequência cardíaca, ObesidadeResumo
Este trabalho reconhece a percepção ambiental, a interpretação dos signos e imagens da cidade e a transformação do ambiente como capacidades inerentes ao ser humano, assim, nesse sentido, o projeto de extensão “Pequenos Arquitetos: experiências lúdico-construtivas na cidade” teve como objetivo incentivar estudantes dos primeiros anos do Ensino Fundamental a ler e pensar sobre a cidade em que vivemos. Para isto, estudantes e professores do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realizaram pesquisas bibliográficas sobre percepção urbana e elaboraram uma oficina e vivência no centro de Florianópolis com 15 crianças. Após a realização da atividade foi possível analisar as diferentes percepções sobre a cidade demonstradas pelas crianças. O presente relato descreve as etapas elaboradas pela equipe, além de refletir sobre alguns dos resultados obtidos – desenhos que revelam outras cidades dentro da cidade, despida de pré-conceitos.
Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICA. NBR 16537. Acessibilidade — Sinalização tátil no piso — Diretrizes para elaboração de projetos e instalação. Rio de Janeiro, 2016.
CARERI, F. Walkscapes: o caminhar como prática estética. São Paulo: G. Gili, 2013.
CHIQUITECTOS, 2018. Talleres de Arquitectura. Disponível em: https://www.facebook.com/chiquitectos, acesso em 20/09/2018.
DUARTE, C. R. & COHEN, R. Workshop de acessibilidade com alunos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Florianópolis. Rio de Janeiro (CD-Rom), 2003.
FERRARA, L. D. Significados Urbanos. São Paulo: Edusp, 2000.
FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação. São Paulo: Paz e Terra, 1980.
LIMA, M. S. A cidade e a criança. São Paulo: Nobel, 1989.
LUNARQUICOS, 2018. Práctica experimental de arquitectura para niños – Bogotá. Disponível em: https://www.facebook. com/lunarquicos, acesso em 20/09/2018.
MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da Percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
PINTO, Maria Raquel Barreto. A condição social do brincar na escola: o ponto de vista da criança.. 182 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação., Florianópolis, 2003
POLÍTICA NACIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. Fórum de Pró-Reitores das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras. Manaus-AM, 2012. Disponível em: https://proex.ufsc.br/files/2016/04/Pol%C3%ADtica-Nacional-de-Extens%C3%A3o-Universit%C3%A1ria-e-book.pdf, acesso em 20/09/2018.
VAZ, N. P. O Centro Histórico de Florianópolis. Florianópolis: UFSC, 1991.
VEIGA, E. V. Florianópolis: memória urbana. Florianópolis: Fundação Franklin Cascaes, 2010.
VIGOTSKI, L. S. Psicologia pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons , para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.