Projeto de extensão Pequenos Arquitetos experiências lúdico-construtivas na cidade

Autores

  • Ramon Silva de Carvalho Universidade Federal de Santa Catarina
  • Evandro Fiorin Universidade Federal de Santa Catarina
  • João Paulo Schwerz Universidade Federal de Santa Catarina
  • Geovana de Souza Machado Universidade Federal de Santa Catarina
  • Franciel da Silva Universidade Federal de Santa Catarina
  • Isadora Imthon Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2022.e80821

Palavras-chave:

Envelhecimento, Frequência cardíaca, Obesidade

Resumo

Este trabalho reconhece a percepção ambiental, a interpretação dos signos e imagens da cidade e a transformação do ambiente como capacidades inerentes ao ser humano, assim, nesse sentido, o projeto de extensão “Pequenos Arquitetos: experiências lúdico-construtivas na cidade” teve como objetivo incentivar estudantes dos primeiros anos do Ensino Fundamental a ler e pensar sobre a cidade em que vivemos. Para isto, estudantes e professores do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realizaram pesquisas bibliográficas sobre percepção urbana e elaboraram uma oficina e vivência no centro de Florianópolis com 15 crianças. Após a realização da atividade foi possível analisar as diferentes percepções sobre a cidade demonstradas pelas crianças. O presente relato descreve as etapas elaboradas pela equipe, além de refletir sobre alguns dos resultados obtidos – desenhos que revelam outras cidades dentro da cidade, despida de pré-conceitos.

Biografia do Autor

Ramon Silva de Carvalho, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor Adjunto do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina. Possui Doutorado em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestrado em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Especialização em Desenvolvimento Estratégico do Projeto pela Universidade Federal de Juiz de Fora e Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

Evandro Fiorin , Universidade Federal de Santa Catarina

Professor Adjunto no Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina. É professor externo, credenciado no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UNESP. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista, mestrado em Arquitetura e Urbanismo no Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, doutorado em Arquitetura e Urbanismo  pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, e estágio de pós-doutorado na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto.

João Paulo Schwerz, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina. Arquiteto e Urbanista graduado pela Universidade Federal de Santa Maria, Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade pela Universidade Federal de Santa Catarina, Especialista em Políticas Territoriais e Desenvolvimento Local pelo Máster Ecopolis da Universidade de Ferrara (UniFe/ Itália), Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pós-doutorado junto ao Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (PÓSARQ/ UFSC).

Geovana de Souza Machado, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduanda em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Franciel da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduando em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina e Técnico em Informática pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense. 

Isadora Imthon, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduanda de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICA. NBR 16537. Acessibilidade — Sinalização tátil no piso — Diretrizes para elaboração de projetos e instalação. Rio de Janeiro, 2016.

CARERI, F. Walkscapes: o caminhar como prática estética. São Paulo: G. Gili, 2013.

CHIQUITECTOS, 2018. Talleres de Arquitectura. Disponível em: https://www.facebook.com/chiquitectos, acesso em 20/09/2018.

DUARTE, C. R. & COHEN, R. Workshop de acessibilidade com alunos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Florianópolis. Rio de Janeiro (CD-Rom), 2003.

FERRARA, L. D. Significados Urbanos. São Paulo: Edusp, 2000.

FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação. São Paulo: Paz e Terra, 1980.

LIMA, M. S. A cidade e a criança. São Paulo: Nobel, 1989.

LUNARQUICOS, 2018. Práctica experimental de arquitectura para niños – Bogotá. Disponível em: https://www.facebook. com/lunarquicos, acesso em 20/09/2018.

MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da Percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

PINTO, Maria Raquel Barreto. A condição social do brincar na escola: o ponto de vista da criança.. 182 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação., Florianópolis, 2003

POLÍTICA NACIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. Fórum de Pró-Reitores das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras. Manaus-AM, 2012. Disponível em: https://proex.ufsc.br/files/2016/04/Pol%C3%ADtica-Nacional-de-Extens%C3%A3o-Universit%C3%A1ria-e-book.pdf, acesso em 20/09/2018.

VAZ, N. P. O Centro Histórico de Florianópolis. Florianópolis: UFSC, 1991.

VEIGA, E. V. Florianópolis: memória urbana. Florianópolis: Fundação Franklin Cascaes, 2010.

VIGOTSKI, L. S. Psicologia pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2010.

Downloads

Publicado

2022-04-19