Proyecto de extensión Pequeños Arquitectos: experiencias lúdicas-constructivas en la ciudad
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2022.e80821Palabras clave:
Envelhecimento, Frequência cardíaca, ObesidadeResumen
Este trabajo reconoce la percepción ambiental, la interpretación de los signos e imágenes de la ciudad y la transformación del entorno como capacidades inherentes al ser humano, por lo que, en este sentido, el proyecto de ampliación “Pequeños Arquitetos: lúdico-constructivo experiencias en la ciudad” tuvo como objetivo incentivar a los estudiantes de los primeros años de la escuela primaria a leer y pensar sobre la ciudad en la cual vivemos. Para eso, estudiantes y profesores de la carrera de Arquitectura y Urbanismo de la Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), realizaron pesquisa tras pesquisa bibliográfica sobre la percepción infantil del medio ambiente sobre la percepción urbana, y desarrollaron un taller y experiencia en el centro de Florianópolis con 15 niños. Luego de la realización de la actividad, fue posible analizar las diferentes percepciones de la ciudad que muestran los niños. Este informe describe los pasos desarrollados por el equipo, además de reflexionar sobre algunos de los resultados obtenidos, dibujos que revelan otras ciudades dentro de la ciudad, despojadas de ideas preconcebidas
Citas
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICA. NBR 16537. Acessibilidade — Sinalização tátil no piso — Diretrizes para elaboração de projetos e instalação. Rio de Janeiro, 2016.
CARERI, F. Walkscapes: o caminhar como prática estética. São Paulo: G. Gili, 2013.
CHIQUITECTOS, 2018. Talleres de Arquitectura. Disponível em: https://www.facebook.com/chiquitectos, acesso em 20/09/2018.
DUARTE, C. R. & COHEN, R. Workshop de acessibilidade com alunos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Florianópolis. Rio de Janeiro (CD-Rom), 2003.
FERRARA, L. D. Significados Urbanos. São Paulo: Edusp, 2000.
FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação. São Paulo: Paz e Terra, 1980.
LIMA, M. S. A cidade e a criança. São Paulo: Nobel, 1989.
LUNARQUICOS, 2018. Práctica experimental de arquitectura para niños – Bogotá. Disponível em: https://www.facebook. com/lunarquicos, acesso em 20/09/2018.
MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da Percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
PINTO, Maria Raquel Barreto. A condição social do brincar na escola: o ponto de vista da criança.. 182 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação., Florianópolis, 2003
POLÍTICA NACIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. Fórum de Pró-Reitores das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras. Manaus-AM, 2012. Disponível em: https://proex.ufsc.br/files/2016/04/Pol%C3%ADtica-Nacional-de-Extens%C3%A3o-Universit%C3%A1ria-e-book.pdf, acesso em 20/09/2018.
VAZ, N. P. O Centro Histórico de Florianópolis. Florianópolis: UFSC, 1991.
VEIGA, E. V. Florianópolis: memória urbana. Florianópolis: Fundação Franklin Cascaes, 2010.
VIGOTSKI, L. S. Psicologia pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2010.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons , para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.