Little Architects extension project: ludic-constructive experiences in the city
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2022.e80821Keywords:
Aging, Obesity, Heart rateAbstract
This paper considering that recognizing the environmental perception, the interpretation of the signs and images of the city and the transformation of the environment as are inherent capabilities of the human being so, in this sense, the extension project “Pequenos Arquitetos: ludic-constructive experiences in the city” aimed to encourage students in the first years of elementary school to read and think about the city that we live. For this, students and professors of the undergraduate course in Architecture and Urbanism at Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), carried out research after bibliographic research on children's perception of the environment on urban perception, and developed a workshop and experience in the center of Florianópolis with 15 children. After carrying out the activity, it was possible to analyze the different perceptions of the city shown by the children. This report describes the steps developed by the team, in addition to reflecting on some of the results obtained - drawings that reveal other cities within the city, stripped of preconceptions.
References
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICA. NBR 16537. Acessibilidade — Sinalização tátil no piso — Diretrizes para elaboração de projetos e instalação. Rio de Janeiro, 2016.
CARERI, F. Walkscapes: o caminhar como prática estética. São Paulo: G. Gili, 2013.
CHIQUITECTOS, 2018. Talleres de Arquitectura. Disponível em: https://www.facebook.com/chiquitectos, acesso em 20/09/2018.
DUARTE, C. R. & COHEN, R. Workshop de acessibilidade com alunos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Florianópolis. Rio de Janeiro (CD-Rom), 2003.
FERRARA, L. D. Significados Urbanos. São Paulo: Edusp, 2000.
FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação. São Paulo: Paz e Terra, 1980.
LIMA, M. S. A cidade e a criança. São Paulo: Nobel, 1989.
LUNARQUICOS, 2018. Práctica experimental de arquitectura para niños – Bogotá. Disponível em: https://www.facebook. com/lunarquicos, acesso em 20/09/2018.
MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da Percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
PINTO, Maria Raquel Barreto. A condição social do brincar na escola: o ponto de vista da criança.. 182 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação., Florianópolis, 2003
POLÍTICA NACIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. Fórum de Pró-Reitores das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras. Manaus-AM, 2012. Disponível em: https://proex.ufsc.br/files/2016/04/Pol%C3%ADtica-Nacional-de-Extens%C3%A3o-Universit%C3%A1ria-e-book.pdf, acesso em 20/09/2018.
VAZ, N. P. O Centro Histórico de Florianópolis. Florianópolis: UFSC, 1991.
VEIGA, E. V. Florianópolis: memória urbana. Florianópolis: Fundação Franklin Cascaes, 2010.
VIGOTSKI, L. S. Psicologia pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2010.
Downloads
Published
Issue
Section
License
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons , para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.