O que o corpo sente na pandemia: estratégias de produção e divulgação no projeto Corpoverso
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2021.e81358Resumo
Objetiva-se relatar procedimentos executados e resultados alcançados a partir da realização da atividade de produção poética “O que o corpo sente na pandemia”, no âmbito do projeto de extensão CorpoVerso: Literatura e Identidade em Libras, vinculado ao curso de Letras-Libras da Universidade Federal do Piauí. A atividade foi realizada durante o primeiro semestre de 2020, período em que o isolamento social foi recomendado por conta das medidas de segurança em relação à Covid-19, e se ancorou principalmente nas concepções da abordagem sociopoética, que forneceu as bases para a realização de oficina em que os participantes do projeto puderam perceber como seus corpos estão lidando com emoções e sentimentos na quarentena. Considerando o desenvolvimento da atividade, são descritos aqui os procedimentos realizados antes e durante a oficina, o processo de construção poética dos integrantes da equipe e as estratégias de divulgação das produções realizadas.
Referências
ADAD, S. J. H. C.; PETIT, S. H.; SANTOS, I.; GAUTHIES, J. (org.). Tudo que não inventamos é falso: dispositivos artísticos para pesquisar, ensinar e aprender com a Sociopoética. Fortaleza: EdUECE, 2014.
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: Vários Escritos. 4. ed., reorganizada pelo autor. São Paulo: Duas Cidades, 2004.
FERNANDES, S.; STROBEL, K. L. Aspectos linguísticos da língua brasileira de sinais. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência da Educação. Departamento de Educação Especial. Curitiba: SEED/SUED/DEE, 1998.
JAKOBSON, Roman. Linguística e comunicação. Trad. Izidoro Blikstein e José Paulo Paes. São Paulo: Cultrix, 2010.
LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999. 264 p.
MARTINS, A. O.; RAMOS, P. É. G. T. Reflexões sobre a rede social Instagram: do aplicativo à textualidade. Texto Digital, Florianópolis, v. 14, n. 2, p. 117-133, jul./dez. 2018.
MARTINS, F. Cultura Surda — Parte 1. Blog Surdo para Surdo, 2016. Disponível em https://blog.surdoparasurdo.com.br/cultura-surda-parte-1-b00674f6ac7c. Acesso em 05 de outubro de 2020.
RAMOS, D. C. M. P.; ABRAHÃO, B. Literatura Surda e Contemporaneidade: contribuições para o estudo da visual-vernacular. Pensares em Revista, São Gonçalo, n. 12, p. 56-75, 2018
REDES SOCIAIS E INFLUENCIADORES CRESCEM NA PANDEMIA. Portal da Comunicação, 2020. Disponível em: https://portaldacomunicacao.com.br/2020/04/redes-sociais-e-influenciadores-crescem-na-pandemia/#:~:text=Durante%20o%20pico%20da%20crise,de%20mar%C3%A7o%20divulgados%20pela%20Kantar. Acesso em: 05 de outubro de 2020.
SILVA, A. B. Literatura em Libras e Educação Literária de Surdos: um estudo da coleção “Educação de Surdos” e de vídeos literários em Libras compartilhados na Internet. 2015. 196 f. Tese (doutorado) – Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciências Humanas e Naturais, Vitória, 2015.
SIMEÃO, N. A.; ADAD, S. J. H. C.; CAMPELO, V. A. A sociopoética como língua das sensações no encontro e no aprender juntos com/entre identidades jovens surdas e ouvintes na UFPI. In: RIBEIRO, J. O. S.; BRÍCIO, V. N. de; FERNÁNDEZ, M. V. C. (Org.). Identidades: Sujeitos e Espaços Outros. Porto Alegre: Editora Fi, 2019. p. 171-193.
SUTTON-SPENCE, Rachel. Por que precisamos de poesia sinalizada em educação bilíngue. Educar em Revista., Curitiba, n. spe-2, p. 111-128, ago. 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons , para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.