Educação em saneamento e filtração de água em área rural do semi-árido - uma experiência em Campina Grande, Paraíba

Autores

  • Clara Rayssa Romero Rodrigues Souza Universidade Federal de Campina Grande
  • Igor Marques Cavalcante Universidade Federal do Ceará
  • Clara Myrla Wanderly Santos Abreu Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2022.e82944

Palavras-chave:

Potabilidade, Saúde, Oficina, Extensão

Resumo

Quando se trata de saneamento básico e distribuição de água dentro dos padrões de potabilidade exigidos pela portaria nº 888 de 4 de maio de 2021, as comunidades e regiões rurais ainda enfrentam grandes dificuldades para ter acesso a esses direitos, muitas vezes desconhecidos até mesmo pela própria população. A realização de projetos e ações educacionais que visem a minimização dessa problemática é uma forma de intervir para que se reduza o cenário de pessoas que não têm acesso à água de boa qualidade e o mínimo de saneamento básico. Dessa forma, esse relato é o resultado de um projeto de extensão desenvolvido por alunos e pesquisadores da Universidade Federal de Campina Grande com o intuito de auxiliar na promoção à saúde e qualidade de vida dos membros da comunidade de Catolé de Boa Vista, distrito de Campina Grande. Amostras de água de algumas casas da população apresentaram a presença de coliformes, confirmando a necessidade de orientação na região quanto ao tratamento e manuseio correto da água. Foram realizadas oficinas com os alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Rubens Dutra II, localizada na região central da comunidade, que apresentaram um alto índice de satisfação e de conhecimento adquirido a respeito da temática abordada.

Biografia do Autor

Clara Rayssa Romero Rodrigues Souza, Universidade Federal de Campina Grande

Bacharelado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), mestranda em Geotecnia/Pavimentação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Igor Marques Cavalcante, Universidade Federal do Ceará

Químico da Universidade Federal de Campina Grande. Atua em atividades de ensino, pesquisa e extensão em Análises Químicas de Águas. Formação: bacharelado, mestrado e doutorado em Química pela Universidade Federal do Ceará (UFC) com estágio de doutorado sanduíche na Universidade de Tübingen (Alemanha) e estágio de pós-doutorado na UFC.

Clara Myrla Wanderly Santos Abreu, Universidade Federal do Ceará

Bacharelado, mestrado, doutorado e pós-doutorado em Química pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Referências

BRAGATO, M.; PONZILACQUA, B.; PETER, C.M. A ÁGUA E A SAÚDE NO MEIO RURAL: EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS. Expressa Extensão, 2018, vol.23, n.1, p. 74-82.

BRASIL. Portaria n° 888, de 4 de maio de 2021 do Ministério da Saúde, altera o Anexo XX da Portaria de Consolidação GM/MS nº 5, de 28 de setembro de 2017, para dispor sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 7 mai. 2021, Seção 1.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Saúde Brasil 2014: Uma análise da situação de saúde e das causas externas. Brasília: Ministério da Saúde, 2015.

BRITO, K.P. Qualidade da água de poços artesianos das comunidades rurais Aroeiras e Pau Ferro em São José de Piranhas-PB. Cajazeiras, 2019, 41p. Monografia (Licenciatura em Química) Universidade Federal de Campina Grande.

COELHO, S.C. e col. Monitoramento da água de poços como estratégia de avaliação sanitária em Comunidade Rural na Cidade de São Luís, MA, Brasil. Rev. Ambient. Água [online]. 2017, vol.12, n.1, p.156-167.

DIAS, A.P. Tecnologias Sociais em Saneamento e Educação para o Enfrentamento da Transmissão das Parasitoses Intestinais no Assentamento 25 de Maio, Ceará. Rio de Janeiro, 2017. 327 p. Tese (Doutorado em Medicina Tropical) - Fundação Oswaldo Cruz, Instituto Oswaldo Cruz.

MENDONÇA, M.H.M. e col. Bacteriological analysis of drinking water sold by water tank trucks. Rev. Ambient. Água [online]. 2017, vol.12, n.3, p.468-475.

SOUZA, S.R.; SOUSA, E.O. Potabilidade da água de cacimbas: estudo de caso em um distrito da cidade de Barro, Ceará. Brazilian Journal of Biosystems Engineering v. 14(4) 321-328, 2020

TELLES, A. O Saneamento Básico no Brasil. São Paulo: Revista Saneamento Ambiental, 2018.

Downloads

Publicado

2022-08-26