Práticas de letramento corporal na constituição do professor em processo de formação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2022.e83220

Palavras-chave:

Formação Docente, Letramento Corporal, Nivelamento Acadêmico

Resumo

A presente investigação resulta das duas últimas edições do Curso de extensão Nivelamento Acadêmico, realizado nos anos de 2018 e 2020, cujos sujeitos foram os acadêmicos ingressantes do Curso de Licenciatura em Pedagogia de uma Universidade pública do Rio Grande do Sul. O eixo utilizado para essa pesquisa foi o letramento corporal. Em 2019 aconteceu na modalidade presencial e, no segundo ano, por conta da Covid-19, aconteceu de forma híbrida. A pesquisa tem por objetivo geral analisar em que medida um curso de nivelamento e as práticas de letramento corporal contribuem na constituição do ser professor. A metodologia utilizada no trabalho caracterizou-se como pesquisa qualitativa com análise de conteúdo, utilizando como instrumento um questionário aplicado pela plataforma Google Forms. Das discussões, infere-se que o curso proporcionou aos acadêmicos momentos de trocas e de vivências práticas o que contribuiu para a constituição do professor em processo de formação.

Biografia do Autor

Ana Laura Burns Flores, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

Ynara Maidana Farias de Vargas, Universidade Federal do Pampa

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Mestranda em Ensino pela Universidade Federal do Pampa.

Veronice Camargo da Silva, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Doutora em Linguística Aplicada. Professora adjunta da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Docente do Programa de Mestrado Profissional em Educação.

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Publicado

2022-08-26