Laços em nós: língua que acolhe

Autores

  • Pietra da Ros Universidade Feevale
  • Samanta Foss Universidade Feevale
  • Laura Ribero Rueda Universidade Feevale
  • Lovani Volmer Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2022.e83416

Palavras-chave:

Construção Identitária, Vínculos Afetivos, Língua de Acolhimento, Extensão Universitária

Resumo

Considerando a extensão universitária fator de importante contribuição para a formação docente, o presente relato apresenta, com enfoque no ensino do português como língua de acolhimento para o grupo de migrantes beneficiado pelo projeto “O Mundo em NH: refugiados e migrantes – uma questão de Direitos Humanos”, os saraus intitulados “Nós” e “Laços”, que unem o ensino da língua à construção identitária e ao reconhecimento de vínculos. Essas vivências formam, transversalmente, futuros professores, reconhecendo a relevância do conhecimento que os alunos levam para a sala de aula, valorizando a autonomia no processo de ensino-aprendizagem e unindo o que é ensinado à vida de cada um.

Biografia do Autor

Pietra da Ros, Universidade Feevale

Graduanda no curso de Letras — Português/Inglês da Universidade Feevale e bolsista do projeto CEDUCA DH.

Samanta Foss, Universidade Feevale

Graduanda em Artes Visuais - Licenciatura, ex—bolsista PIBID e ex—bolsista do projeto CEDUCA DH.

Laura Ribero Rueda, Universidade Feevale

Doutora em Artes Visuais pela Universidade de Barcelona, Espanha. Pesquisadora e professora da Universidade Feevale/RS, atuando como professora permanente no PPG em Processos e Manifestações Culturais e nos cursos de Artes Visuais e Fotografia. Professora e pesquisadora colaboradora na Universidade de Murcia, Espanha. Integrante do projeto CEDUCA DH.

Lovani Volmer, Universidade Feevale

Doutora em Letras, professora dos cursos de graduação em Letras e Pedagogia da Universidade Feevale e integrante do projeto CEDUCA DH.

Referências

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Publicado

2022-12-21