Projeto “12&30”: um relato de experiência integrando karaokê e saúde mental na universidade
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2022.e83775Palavras-chave:
Saúde, Musicoterapia, CantoResumo
Objetivos: relatar a experiência vivenciada no projeto de extensão universitária "12 & 30". Método: A proposta foi criar um espaço que proporcionasse a expressão por meio do canto e a manutenção dos aspectos relacionados à saúde dos estudantes e funcionários da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), bem como da comunidade geral. O projeto aconteceu de 2017 a 2020 semanalmente às quartas-feiras, às 12 horas e 30 minutos, na Faculdade de Medicina da UFMT (FM-UFMT). Os integrantes do Programa de Educação Tutorial (PET) Medicina foram responsáveis pela organização dos eventos. Resultados: Realizaram-se cerca de setenta edições, o público participante foram alunos de diversos cursos, técnicos e docentes. Como método de identificação de como o projeto impactou o ambiente e de que forma poderia ser aperfeiçoado, foi aplicado, em 2020, um questionário online composto por 9 perguntas, o qual foi divulgado nas redes sociais do PET-Medicina e destinado a todos os participantes do projeto "12 & 30", especialmente os alunos e funcionários da UFMT. Houve 70 respostas nesta pesquisa. Conclusões: o projeto propiciou um ambiente de bem-estar, no qual muitas pessoas acessaram livre e espontaneamente para aliviar um pouco do estresse diário.
Referências
AREIAS, José Carlos. A música, a Saúde e o Bem Estar. Nascer e Crescer. Porto, Portugal . V. 25, N. 1, p. 7-10, 2016.
BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria n. 849, de 27 de março 2017. Inclui a Arteterapia, Ayurveda, Biodança, Dança Circular, Meditação, Musicoterapia, Naturopatia, Osteopatia, Quiropraxia, Reflexoterapia, Reiki, Shantala, Terapia Comunitária Integrativa e Yoga à Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares. Diário Oficial da União. 2017 Mar. 28;
CHIN, Tan Chyuan. RICKARD, Nikki Sue. Emotion regulation strategy mediates both positive and negative relationship between music uses and well-being. Psychology of Music. V. 42. N. 5, p. 692–713, 2014.
DUNBAR, Robin et al. Performance of Music Elevates Pain Threshold and Positive Affect: Implications for the Evolutionary Function of Music. Evolutionary Psychology. Oxford. V .10. N. 4. p. 688 - 702. Out, 2012.
FERNANDES, Marcelo Costa et al. Universidade e a extensão universitária: a visão dos moradores das comunidades circunvizinhas. Educ. rev., Belo Horizonte, v. 28, n. 4, p. 169-194, Dec. 2012.
HORN, Stacy. Imperfect Harmony: Finding Happiness Singing with Others. Chapel Hill, NC: Algonquin Books, 2013.
IBIAPINA, Aline Raquel de Sousa et al. Efeitos da musicoterapia sobre os sintomas de ansiedade e depressão em adultos com diagnóstico de transtornos mentais: revisão sistemática. Acta Paulista de Enfermagem, [S.L.], V. 35, N. 5, p. 1-10, 2022.
KOVICH, Melissa K. et al. Application of the PERMA Model of Well-being in Undergraduate Students. International Journal Of Community Well-Being, [S.L.], p. 1-20, 26 out. 2022. Springer Science and Business Media LLC.
LIMA, Rebeca Ludmila de. SOARES, Maryella Eduarda Correa et al. Estresse do Estudante de Medicina e Rendimento Acadêmico. Revista Brasileira de Educação Médica. Brasília, GO. V. 40, N. 4, p. 678-684, 2016.
LOPES, Josiane; KEPPERS, Ivo Ilvan. Music-based therapy in rehabilitation of people with multiple sclerosis: a systematic review of clinical trials. Arquivos de Neuro-Psiquiatria, [S.L.], V. 79, N. 6, p. 527-535, Jun. 2021.
Manual de Orientações Básicas PET, MEC, 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/PETmanual.pdf Acesso em: 20 mai. 2020.
MARQUES, Alexandra. Experiência com a música, bem-estar e saúde mental: que relações? Revista música. Porto, Portugal, V. 18, N. 2, p. 30-45, 10 dez. 2018.
PANACIONI, Graziela França Alves. ZANINI, Claudia Regina de Oliveira. Musicoterapia na promoção da saúde: contribuindo para o controle do estresse acadêmico. Opus, Porto Alegre, V. 18, N. 1, p. 225-256, 2012.
SILVA, Larissa Finocchiaro Romualdo da et al. Oficinas de música e corpo como dispositivo na formação do profissional de saúde. Trabalho Educação e Saúde. Rio de Janeiro, RJ. V. 12, N. 1, p. 189-203, Abr. 2014.
SHEPPARD, Alexa; BROUGHTON, Mary C. Promoting wellbeing and health through active participation in music and dance: a systematic review. International Journal of Qualitative Studies on Health and Well-Being. V. 15, N 1, p. 01-19, Fev. 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons , para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.