Projeto “12&30”: um relato de experiência integrando karaokê e saúde mental na universidade

Autores

  • Ziliani da Silva Buss Universidade Federal de Mato Grosso
  • Hingrid Cristine Arruda de Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso
  • Janeisa Soares Universidade Federal de Mato Grosso
  • Maria Julia Medeiros Metello Universidade Federal de Mato Grosso
  • Vitória Maria Canton Seben Universidade Federal de Mato Grosso
  • Yasser Mathews Nadaf Canno Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2022.e83775

Palavras-chave:

Saúde, Musicoterapia, Canto

Resumo

Objetivos: relatar a experiência vivenciada no projeto de extensão universitária "12 & 30". Método: A proposta foi criar um espaço que proporcionasse a expressão por meio do canto e a manutenção dos aspectos relacionados à saúde  dos estudantes e funcionários da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), bem como da comunidade geral. O projeto aconteceu de 2017 a 2020 semanalmente às quartas-feiras, às 12 horas e 30 minutos, na Faculdade de Medicina da UFMT (FM-UFMT). Os integrantes do Programa de Educação Tutorial (PET) Medicina foram responsáveis pela organização dos eventos. Resultados: Realizaram-se cerca de setenta edições, o público participante foram alunos de diversos cursos, técnicos e docentes. Como método de identificação de como o projeto impactou o ambiente e de que forma poderia ser aperfeiçoado, foi aplicado, em 2020, um questionário online composto por 9 perguntas, o qual foi divulgado nas redes sociais do PET-Medicina e destinado a todos os participantes do projeto "12 & 30", especialmente os alunos e funcionários da UFMT. Houve 70 respostas nesta pesquisa. Conclusões: o projeto propiciou um ambiente de bem-estar, no qual muitas pessoas acessaram livre e espontaneamente para aliviar um pouco do estresse diário.

Biografia do Autor

Ziliani da Silva Buss, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui Graduação e Mestrado em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Catarina, e Doutorado em Ciências Médicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Docente do Departamento de Análises Clínicas (ACL) no Curso de Farmácia da Universidade Federal de Santa Catarina. 

Hingrid Cristine Arruda de Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso

Graduanda do curso de Medicina na Universidade Federal de Mato Grosso campus Cuiabá.

Janeisa Soares, Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Educação Física pelo Centro Universitário de Patos de Minas (2009) e graduação em
Gestão de Serviços de Saúde pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014).

Maria Julia Medeiros Metello, Universidade Federal de Mato Grosso

Graduanda do curso de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso.

Vitória Maria Canton Seben, Universidade Federal de Mato Grosso

Graduação em andamento no curso de Medicina da Universidade Federal do Mato Grosso.

Yasser Mathews Nadaf Canno, Universidade Federal de Mato Grosso

Graduação em andamento no curso de Medicina na Universidade Federal de Mato Grosso.

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Publicado

2022-12-21