Problematizando o ensino da Física nas escolas públicas por meio do projeto de extensão Física no Esporte

Autores

  • Maria Simone Kugeratski Souza Universidade Federal de Santa Catarina
  • Gabriela do Nascimento Dominguez Universidade Federal de Santa Catarina
  • Natália Manoela da Costa Morales Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2022.e84493

Palavras-chave:

Extensão Universitária, Ensino Médio, Física, Esporte

Resumo

O presente trabalho buscou analisar as implicações do projeto de extensão Física no Esporte para o aprendizado de estudantes das escolas públicas de Joinville/SC. O projeto consistiu em uma intervenção pedagógica com conteúdos de Física para turmas do último ano do ensino médio, por meio de uma palestra interativa intercalada com demonstrações práticas. Ao longo da execução do projeto, 2016-2019, participaram a coordenadora, 12 estudantes de graduação dos cursos de engenharia e aproximadamente 500 estudantes de ensino médio, com um total de 8 escolas contempladas. Para avaliar o projeto, foram aplicados questionários ao final de cada intervenção. A análise dos resultados levou ao aprimoramento da palestra ano a ano, repercutindo na aprendizagem do educando e sobretudo estreitando o vínculo universidade sociedade.

Biografia do Autor

Maria Simone Kugeratski Souza, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorado em Física pela Universidade de São Paulo. Professora Associada do Centro Tecnológico de Joinville, do Departamento de Engenharias da Mobilidade da Universidade Federal de Santa Catarina.

Gabriela do Nascimento Dominguez, Universidade Federal de Santa Catarina

Estudante de graduação do curso de Engenharia Naval, da Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Joinville. 

Natália Manoela da Costa Morales, Universidade Federal de Santa Catarina

Estudante de graduação do curso de Engenharia Naval, da Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Joinville. 

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Publicado

2022-08-26