Apoio matricial na forma de e-terapia: experiência à luz de uma pesquisa-ação durante pandemia da Covid-19

Autores

  • Camila Santana dos Santos Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Andresa Karoline Santana Muniz Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Lucycléa da Silva Almeida Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Maria Aparecida Souza dos Santos Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Vanessa Thamyris Carvalho dos Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Rozemere Cardoso de Souza Universidade Estadual de Santa Cruz

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2023.e84995

Palavras-chave:

Matriciamento, Saúde Mental, Covid-19, E-terapias

Resumo

Este estudo teve como objetivo descrever a vivência de profissionais de saúde mental e discentes de enfermagem na moderação da e-Terapia “Diálogos em Rede”, desenvolvida para trabalhadores dos sistemas únicos de Saúde e Assistência Social da região sul da Bahia, Brasil. Trata-se de estudo qualitativo, do tipo relato de experiência e parte integrante de uma Pesquisa-Ação em parceria com um projeto de extensão de ação continuada de uma universidade pública, desenvolvido nos períodos de agosto a outubro de 2020 e maio a junho de 2021. Os diálogos desenvolvidos nos grupos de apoio matricial produziram incentivo ao trabalho em rede no território, apoio psicossocial por meio da escuta, e partilhas de práticas terapêuticas, demonstrando a importância de se realizar o matriciamento em saúde mental mesmo de forma remota, durante e após pandemia.

Este estudo teve como objetivo descrever a vivência de profissionais de saúde mental e discentes de enfermagem na moderação da e-Terapia “Diálogos em Rede”, desenvolvida para trabalhadores dos sistemas únicos de Saúde e Assistência Social da região sul da Bahia, Brasil. Trata-se de estudo qualitativo, do tipo relato de experiência e parte integrante de uma Pesquisa-Ação em parceria com um projeto de extensão de ação continuada de uma universidade pública, desenvolvido nos períodos de agosto a outubro de 2020 e maio a junho de 2021. Os diálogos desenvolvidos nos grupos de apoio matricial produziram incentivo ao trabalho em rede no território, apoio psicossocial por meio da escuta, e partilhas de práticas terapêuticas, demonstrando a importância de se realizar o matriciamento em saúde mental mesmo de forma remota, durante e após pandemia.

Biografia do Autor

Camila Santana dos Santos, Universidade Estadual de Santa Cruz

Graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e ex bolsista do Programa de Bolsas de Extensão Universitária (PROBEX).

Andresa Karoline Santana Muniz, Universidade Estadual de Santa Cruz

Discente do curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), bolsista de Programa de Iniciação Científica da UESC em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB).

Lucycléa da Silva Almeida, Universidade Estadual de Santa Cruz

Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Maria Aparecida Souza dos Santos, Universidade Estadual de Santa Cruz

Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Vanessa Thamyris Carvalho dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Docente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Rozemere Cardoso de Souza, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutora em Enfermagem Psiquiátrica pela Universidade de São Paulo e docente do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Santa Cruz.

Referências

AZEVEDO, R.P.; DINI, P.S. Guia para construção de Ligas Acadêmicas. Ribeirão Preto: Assessoria Científica da Direção Executiva Nacional de Estudantes de Medicina, 2006.

BELOTTI, M.; IGLESIAS, A.; AVELLAR, L.Z. Conceptions of the professionals about their attributions in the Expanded Nucleus of Family Health. Psico-USF. Campinas, v. 24, n. 4, p. 661-671, oct. 2019. DOI: 10.20435/pssa.v13i3.1326. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177093X2021000300007&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 5 de abril de 2023.

BRAGA, F.S. et al. Nurse’s means of work in the articulation of the psychosocial care network. Rev. Gaúcha Enferm. Porto Alegre, v. 41, (spe), apr. 2020. DOI: 10.1590/1983-1447.2020.20190160 Disponível em: https://www.scielo.br/j/rgenf/a/Fk8DBtzF7VSpf8FN8LMJSGH/?lang=en# . Acesso em: 5 de abril de 2023.

BRASIL. Portaria nº 2.979 de 12 de novembro de 2019. Institui o Programa Previne Brasil, que estabelece novo modelo de financiamento de custeio da Atenção Primária à Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde, por meio da alteração da Portaria de Consolidação nº 6/GM/MS, de 28 de setembro de 2017. Brasília, DF, 2019. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2019/prt2979_13_11_2019.html

BRASIL. Portaria nº 3.088, de 23 de dezembro de 2011. Institui a Rede de Atenção Psicossocial para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS)[Internet]. Brasília, DF, 2011. Acesso em: 15 mar 2021. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2011/prt3088_23_12_2011_rep.html.

BRASIL. Como se proteger? Confira medidas não farmacológicas de prevenção e controle da pandemia do novo coranavírus. Brasília, DF, 2021. Acesso em: 19 out 2021. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/coronavirus/como-se-proteger.

BRASIL. Documento orientador da 5º Conferência Nacional de Saúde Mental. 1ª ed. Brasília: MS; 2022. Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/images/5cnsm/doc/documento_orientador_5CNSM.pdf

BRASIL. Clínica ampliada, equipe de referência e projeto terapêutico singular. 2ª ed. Brasília: MS; 2008. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/clinica_ampliada_2ed.pdf

BRASIL. Nota Técnica nº 3/2020-DESF/SAPS/MS. Aborda sobre o Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) e Programa Previne Brasil. Brasília: MS; 2020. Disponível em: https://www.conasems.org.br/wp-content/uploads/2020/01/NT-NASF-AB-e-Previne-Brasil-1.pdf

CATANIO, N.; BATTISTELLI, B.M.; RODRIGUES, L. Entre assistência social e saúde mental: produzindo práticas de cuidado. Rev. Psicol. Saúde, v. 13, n.3, p.75-88, 2021. DOI: 10.20435/pssa.v13i3.1326. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177 093X2021000300007&lng=pt&nrm=iso. Acesso em : 5 abr 2023.

FAGUNDES, G.S.; CAMPOS, M.R.; FORTES, S.L.C.L. Matriciamento em Saúde Mental: análise do cuidado às pessoas em sofrimento psíquico na Atenção Básica. Ciência & Saúde Coletiva, v. 26, n.6, jun. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232021266.20032019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/McmFdYbq6pRgTMqJXtzVfbP/?lang=pt#; Acesso em: 5 abr 2023.

FIGUEIREDO, T.P.de; SOUSA, M.N.A.de; ALVES, H.B. Acolhimento em saúde mental na atenção primária à saúde no contexto da pandemia da COVID-19. Research, Society and Development, v. 10, n. 7, e49610716848, 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i7.16848. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/16848. Acesso em: 14 abr 2023.

GABERLINE, M.C.D.L. et al. Vivências de um período de pandemia para crianças e adolescentes na escola: relato de experiência. R. Eletr. de Extensão, v. 19, n. 44, p. 96-105, 2022. DOI: 10.5007/1807-0221.2022.e86723. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/extensio/article/view/86723. Acesso em: 5 abr 2023

GALVÃO, E.M.V.; MORALES, E.M.I.L. Fluxo de atendimento ao enfrentamento da covid-19: relato de residentes em saúde da família. R. Eletr. de Extensão, v.19, n.41, p.105-119, 2022. DOI: 10.5007/1807-0221.2022.e76622. Disponível: https://periodicos.ufsc.br/index.php/extensio/article/view/76622. Acesso em: 5 abr 2023

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos da Metodologia Científica. 5. Ed. São Paulo: Editora Atlas, 2003.

LIMA, R.C. Distanciamento e isolamento social pela Covid-19 no Brasil: impactos na saúde mental. Physis, Rio de Janeiro, v. 30, n. 2, e300214, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-73312020300214. Disponível em: https://www.scielo.br/j/physis/a/nyq3wrt8qpWFsSNpbgYXLWG/?lang=pt . Acesso em: 5 de abril de 2023.

MINAYO, M.C.S.; DESLANDES, S.F.; GOMES, R. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016. 96 p.

NABUCO, G.; OLIVEIRA, M.H.P.P.; AFONSO, M.P.D. O impacto da pandemia pela COVID-19 na saúde mental: qual é o papel da Atenção Primária à Saúde?. Rev Bras Med Fam Comunidade, Rio de Janeiro, v.15, n.42, p.2532, 2020. DOI: 10.5712/rbmfc15(42)2532. Disponível em: https://rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/2532. Acesso em: 9 fev. 2023.

NESS, O. et al . “Caminhando lado a lado”: práticas colaborativas nos tratamentos de saúde mental e uso de substâncias. Nova perspect. sist., São Paulo , v. 27, n. 61, p. 6-21, ago. 2018 .

OLIVEIRA, M.A.B. de et al. A prática do núcleo de apoio à saúde da família do Recife no enfrentamento à pandemia COVID-19. APS em Revista, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 142–150, 2020. DOI: 10.38034/nps.v27i61.409. Disponível em: https://apsemrevista.org/aps/article/view/96. Acesso em: 25 out. 2021.

PENA, R.S. et al . A experiência teórico-prática com o Apoio Matricial: dispositivo para a formação de estudantes, pesquisadores e trabalhadores no SUS. Rev. Psicol. UNESP, Assis , v. 16, n. 2, p. 38-46, dez. 2017 . Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S198490442017000200005&lng=pt&nrm=iso. acessos em 05 abr. 2023.

PIMENTEL, L.S. et al. Cuidando de quem cuida no ambiente de trabalho: relato de experiência. Rev Enferm UFPE, v. 10, n.7, p. 2756-61, jul., 2016

PORTO, V.F.A.; BITTENCOURT, C.C.B.L.D.; SAMPAIO, J.F. Uma revisão de literatura sobre as contribuições da extensão universitária para a formação profissional em saúde. In: SAMPAIO, J. F., et al. (Org.). A Extensão Universitária na Formação em Saúde. Maceió: Edufal, 2015, p. 13 -22.

SILVA, M.M.; SILVA, P.E.; SILVA, J.B.; LEITE, V.T. O matriciamento em saúde mental e a participação dos trabalhadores: o relato de uma experiência em meio à pandemia de COVID-19. Revista Saúde em Redes, v.7, n.1, 2021. DOI: 10.18310/2446-48132021v7n1Sup.3363g672 Disponível em: http://revista.redeunida.org.br/ojs/index.php/rede-unida/article/view/3363. Acesso em: 5 abr. 2023.

SOUZA, R.C. de et al. Projeto de e-Terapias Psicossociais: Construção e estratégias de promoção da saúde mental em tempos de pandemia COVID-19. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 6, p. e20910615740, 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i6.15740 Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/15740. Acesso em: 5 abr. 2023.

TREICHEL, C.A.S; CAMPOS, R.T.O.; CAMPOS, G.W.S. Impasses e desafios para consolidação e efetividade do apoio matricial em saúde mental no Brasil. Interface- Comunicação, Saúde, Educação, v.23, p.e180617, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/Interface.180617 Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/SMsPCj46yzmmjWJd83Vqx7J/?lang=pt#. Acesso em: 5 abr. 2023.

SILVA, G.V.da; CASTANHO, P.C.G. Das consultas terapêuticas à consulta conjunta: contribuições de Winnicott à prática do apoio matricial. Ciência & Saúde Coletiva, v. 27, n. 05, p. 1929-1938, 2022. DOI: 10.1590/1413-81232022275.08012021.Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/003077899. Acesso em: 05 abr. 2023

VIEIRA, S.M. et al. Rede de atenção psicossocial: os desafios da articulação e integração. Rev. psicol. polít., São Paulo, v.20, n.47, p.76-86, abr. 2020. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519549X2020000100007&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 5 abr. 2023.

Downloads

Publicado

2023-04-27