Vivências de um período de pandemia para crianças e adolescentes na escola: relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2022.e86723Palavras-chave:
Metodologias Ativas, Roda de Conversa, Pandemia, EstudantesResumo
Objetivou-se apreender sobre a percepção das crianças e adolescentes no que se refere ao impacto que a pandemia causou na comunidade escolar, por meio dos relatos de suas vivências. A ação “Qualidade de vida no contexto da pandemia” foi realizada em junho de 2021 de forma remota, pelo Google Meet, devido ao período pandêmico em relação à Covid-19. Por meio de roda de conversa foi introduzido o tema com o desenvolvimento de dinâmica, vídeo interativo e utilização de um aplicativo com feedback em tempo real. No momento seguinte foi realizada uma apresentação teórica interativa sobre a temática e término das atividades. Os 120 participantes tiveram oportunidade de se expressar e compartilhar suas ideias, emoções e percepções do período de isolamento social, com reflexões individuais e do grupo. Evidenciou-se que a roda de conversa, mesmo que aplicada remotamente, oportunizou a possibilidade de perceber as vivências dos participantes em relação ao cenário pandêmico.
Referências
AYDOGDU, A. L. F. Saúde mental das crianças durante a pandemia causada pelo novo coronavírus: revisão integrativa. Journal Health NPEPS. v. 5, n. 2, e4891, 2020. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/4891 Acesso em: 15 de março de 2022.
BEDIN, Everton; PINO, José Claudio Del. Dicumba: uma proposta metodológica de ensino a partir da pesquisa em sala de aula. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. V.21, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1983-21172019210103 Acesso em: 15 de março de 2022.
Comitê Científico do Núcleo Ciência Pela Infância (2020). Edição Especial: Repercussões da Pandemia de COVID-19 no Desenvolvimento Infantil. Disponível em: http://www.ncpi.org.br. Acesso em: 30 jun. 2021.
CHINI, Helena; OSIS, Maria José Duarte; AMARAL, Eliana. A Aprendizagem Baseada em Casos da Atenção Primária à Saúde nas Escolas Médicas Brasileiras. Revista Brasileira De Educação Médica. v. 42, n. 2, p. 45-53, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/NbWz4BjTT9GsFhY3Lbwwx4J/?format=pdf&lang=pt
DEUS, S. F. B. A extensão universitária e o futuro da universidade. Espaço pedagógico, Passo Fundo - RS, v. 25, n. 3., p. 624-633, set/dez 2018. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/293614746.pdf. Acesso em: 05 de jul. de 2021.
GRECO, A. L. R. et al. Impacto da pandemia da COVID-19 na qualidade de vida, saúde e renda nas famílias com e sem risco socioeconômico: estudo transversal. Research, Society and Development. v. 10, n. 4, p. 2-10, 2021. Disponível em: file:///C:/Users/Acer/Downloads/14094-Article-184414-1-10-20210411.pdf Acesso em: 05de jul. de 2021
McCONNELL, A. R.; BROWN, C. M.; SHODA, T. M.; STAYTON, L. E.; MARTIN, C. E. Friends with benefits: On the positive consequences of pet ownership. Journal of Personality and Social Psychology, v. 101, n. 6, p. 1239-1252, 2011. https://doi.org/10.1037/a0024506 Acesso em: 15 de mar. de 2022.
MAY, Rachel. Bichos de estimação ajudam donos a enfrentar pandemia, mas talvez estejam estressados. Disponível em: https://www.nationalgeographicbrasil.com/animais/2021/02/bichos-de-estimacao-ajudam-donos-a-enfrentar-pandemia-estresse. Acesso em: 30 de jun. de 2021.
OLIVEIRA, Wanderlei Abadio. et al. “A saúde do adolescente em tempos da COVID-19: revisão do escopo”. Cadernos de Saúde Pública, vol. 36, n. 8, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-311X00150020. Acesso em: 29 jun. 2021.
RAMOS, T. H. et al. Novo Coronavírus: O impacto da pandemia na qualidade de vida de estudantes de enfermagem. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro. v. 10, p; 1-10, 2020 Acesso em: 30 de jun. de 2021.
RIBEIRO, I. A. P.; ROCHA, M. O.; CUNHA, D. C. L.; ARAÚJO, A. S.; AMARAL, I. N.; MARQUES, L. L. et al. Isolamento social em tempos de pandemia por COVID-19: impactos na saúde mental da população. REAID. v. 92, n. 30, p. 4-5, 2020 Disponível em: https://docs.bvsalud.org/biblioref/2020/10/1121231/4891-17538-2-pb.pdf. Acesso em: 15 de mar. de2022.
SAURABH, K, RANJAN, S. Compliance and Psychological Impact of Quarantine in Children and Adolescents due to Covid-19 Pandemic. Indian J Pediatr. V. 87, p. 532–536, 2020. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7257353/ Acesso em: 15 de mar. de 2022.
SCHIRMANN, Jeisy Keli et al. Fases de desenvolvimento humano segundo Jean Piaget. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/60497. Acesso em: 16 de mar. 2022
SOARES, A. P. C. Roteiro Para Roda De Conversa Sobre o PNAES. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/433385/2/ROTEIRO%20PARA%20RODA%20DE%20CONVERSA%20SOBRE%20O%20PNAES.pdf. Acesso 06 jun. 2021.
WARSCHAUER, C. A Roda e o Registro. – Uma parceria entre professor, alunos e conhecimento. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1993.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons , para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.