Experiences of a pandemic period for children and adolescents at school: experience report
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2022.e86723Keywords:
Active Methodologies, Conversation Wheel, Pandemic, StudentsAbstract
The objective was to learn about the perception of children and adolescents with regard to the impact that the pandemic had on the school community, through the reports of their experiences. The “Quality of life in the context of the pandemic” action was carried out in June 2021 remotely, via Google Meet, due to the pandemic period in relation to Covid-19. Through a conversation wheel, the theme was introduced with the development of dynamics, interactive video and the use of an application with real-time feedback. In the following moment, an interactive theoretical presentation on the theme and the end of the activities was carried out. All 120 participants had the opportunity to express themselves and share their ideas, emotions and perceptions of the period of social isolation, with individual and group reflections. It was evident that the conversation wheel, even if applied remotely, provided the possibility of perceiving the experiences of the participants in relation to the pandemic scenario.
References
AYDOGDU, A. L. F. Saúde mental das crianças durante a pandemia causada pelo novo coronavírus: revisão integrativa. Journal Health NPEPS. v. 5, n. 2, e4891, 2020. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/4891 Acesso em: 15 de março de 2022.
BEDIN, Everton; PINO, José Claudio Del. Dicumba: uma proposta metodológica de ensino a partir da pesquisa em sala de aula. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. V.21, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1983-21172019210103 Acesso em: 15 de março de 2022.
Comitê Científico do Núcleo Ciência Pela Infância (2020). Edição Especial: Repercussões da Pandemia de COVID-19 no Desenvolvimento Infantil. Disponível em: http://www.ncpi.org.br. Acesso em: 30 jun. 2021.
CHINI, Helena; OSIS, Maria José Duarte; AMARAL, Eliana. A Aprendizagem Baseada em Casos da Atenção Primária à Saúde nas Escolas Médicas Brasileiras. Revista Brasileira De Educação Médica. v. 42, n. 2, p. 45-53, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/NbWz4BjTT9GsFhY3Lbwwx4J/?format=pdf&lang=pt
DEUS, S. F. B. A extensão universitária e o futuro da universidade. Espaço pedagógico, Passo Fundo - RS, v. 25, n. 3., p. 624-633, set/dez 2018. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/293614746.pdf. Acesso em: 05 de jul. de 2021.
GRECO, A. L. R. et al. Impacto da pandemia da COVID-19 na qualidade de vida, saúde e renda nas famílias com e sem risco socioeconômico: estudo transversal. Research, Society and Development. v. 10, n. 4, p. 2-10, 2021. Disponível em: file:///C:/Users/Acer/Downloads/14094-Article-184414-1-10-20210411.pdf Acesso em: 05de jul. de 2021
McCONNELL, A. R.; BROWN, C. M.; SHODA, T. M.; STAYTON, L. E.; MARTIN, C. E. Friends with benefits: On the positive consequences of pet ownership. Journal of Personality and Social Psychology, v. 101, n. 6, p. 1239-1252, 2011. https://doi.org/10.1037/a0024506 Acesso em: 15 de mar. de 2022.
MAY, Rachel. Bichos de estimação ajudam donos a enfrentar pandemia, mas talvez estejam estressados. Disponível em: https://www.nationalgeographicbrasil.com/animais/2021/02/bichos-de-estimacao-ajudam-donos-a-enfrentar-pandemia-estresse. Acesso em: 30 de jun. de 2021.
OLIVEIRA, Wanderlei Abadio. et al. “A saúde do adolescente em tempos da COVID-19: revisão do escopo”. Cadernos de Saúde Pública, vol. 36, n. 8, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-311X00150020. Acesso em: 29 jun. 2021.
RAMOS, T. H. et al. Novo Coronavírus: O impacto da pandemia na qualidade de vida de estudantes de enfermagem. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro. v. 10, p; 1-10, 2020 Acesso em: 30 de jun. de 2021.
RIBEIRO, I. A. P.; ROCHA, M. O.; CUNHA, D. C. L.; ARAÚJO, A. S.; AMARAL, I. N.; MARQUES, L. L. et al. Isolamento social em tempos de pandemia por COVID-19: impactos na saúde mental da população. REAID. v. 92, n. 30, p. 4-5, 2020 Disponível em: https://docs.bvsalud.org/biblioref/2020/10/1121231/4891-17538-2-pb.pdf. Acesso em: 15 de mar. de2022.
SAURABH, K, RANJAN, S. Compliance and Psychological Impact of Quarantine in Children and Adolescents due to Covid-19 Pandemic. Indian J Pediatr. V. 87, p. 532–536, 2020. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7257353/ Acesso em: 15 de mar. de 2022.
SCHIRMANN, Jeisy Keli et al. Fases de desenvolvimento humano segundo Jean Piaget. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/60497. Acesso em: 16 de mar. 2022
SOARES, A. P. C. Roteiro Para Roda De Conversa Sobre o PNAES. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/433385/2/ROTEIRO%20PARA%20RODA%20DE%20CONVERSA%20SOBRE%20O%20PNAES.pdf. Acesso 06 jun. 2021.
WARSCHAUER, C. A Roda e o Registro. – Uma parceria entre professor, alunos e conhecimento. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1993.
Downloads
Published
Issue
Section
License
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons , para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.