Experiencias de un período de pandemia para niños y adolescentes en la escuela: reporte de experiencia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2022.e86723

Palabras clave:

Metodologías Activas, Rueda de Conversación, Pandemia, Estudiantes

Resumen

El objetivo fue conocer la percepción de los niños, niñas y adolescentes respecto al impacto que tuvo la pandemia en la comunidad escolar, a través de los relatos de sus vivencias. La acción “Calidad de vida en el contexto de la pandemia” se llevó a cabo en junio de 2021 de forma remota, a través de Google Meet, debido al período de pandemia en relación con el Covid-19. A través de una rueda de conversación, se introdujo el tema con el desarrollo de dinámicas, video interactivo y el uso de una aplicación con retroalimentación en tiempo real. En el momento siguiente, se realizó una presentación teórica interactiva sobre el tema y el final de las actividades. Los 120 participantes tuvieron la oportunidad de expresarse y compartir sus ideas, emociones y percepciones del período de aislamiento social, con reflexiones individuales y grupales. Se evidenció que la rueda de conversación, aunque aplicada a distancia, brindó la oportunidad de percibir las vivencias de los participantes en relación al escenario de la pandemia.

Biografía del autor/a

Maria Cecilia Da Lozzo Garbelini, Faculdades Pequeno Príncipe

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (1974), mestrado em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal do Paraná (1992) e doutorado em Ciências - Biologia Celular e Tecidual pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente é professora da Graduação e do Mestrado em Ensino nas Ciências da Saúde das Faculdades Pequeno Príncipe. Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Histologia e Embriologia, atuando principalmente em Educação em Saúde.

 

 

João Victor da, Faculdades Pequeno Príncipe

Psicólogo formado na Faculdades Pequeno Príncipe no ano de 2016. Utilizo a abordagem da psicologia analítica junguiana. Tenho experiência de atuação nas áreas da psicologia clínica, escolar, hospitalar e social. Nesta última área de atuação já desenvolvi e apliquei atividades de fim educativo e de conscientização com crianças e com adultos. Junto com a elaboração de palestras e rodas de discussão sobre conscientização e responsabilidade social no trânsito. Monografia de conclusão direcionada a população em situação de rua na pesquisa de campo "Representações sociais de indivíduos em situação de rua"

 

Fernanda de Andrade Galliano Daros Bastos, Faculdades Pequeno Príncipe

Graduada em Biomedicina pela Faculdade Pequeno Príncipe - FPP, Mestre em Ensino nas Ciências da Saúde (FPP), Especialista em Gestão e Auditoria em Saúde pela UNINTER. Atua profissionalmente como professora nas Faculdades Pequeno Príncipe na graduação dos cursos de Biomedicina, Farmácia e Enfermagem com expertise em Microbiologia. Membro do Núcleo Docentes Estruturante (NDE) do curso de Biomedicina; Membro do Projeto de Extensão Educar para Prevenir da FPP. Orientadora de TCC - linha de pesquisa na área de Microbiologia. Tem experiência na área de auditorias internas com ênfase nas normas: ABNT NBR ISO/9001, ISO/14001, NBR ISO/IEC 17025 e no Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC).

 

Graziele Francine Franco Mancarz, Faculdades Pequeno Príncipe

Possui graduação em Farmácia Industrial pela Universidade Federal do Paraná (2007), Especialização em Tecnologia de Cosméticos pela EQUILIBRA Instituto de Capacitação (2008) e Mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Paraná (2013). Doutora em Biotecnologia aplicada à saúde da criança e do adolescente, pelas Faculdades Pequeno Príncipe. Atualmente, leciona as disciplinas de Química Geral e Inorgânica, Química Orgânica, Mecanismos de Reações Orgânicas, Físico-Química, Momento Integrador, Farmacognosia e Fitoquímica para os cursos de Farmácia e Biomedicina das Faculdades Pequeno Príncipe. Membro do Núcleo Docentes Estruturante (NDE) do curso de Farmácia da instituição.

 

 

Leide da, Faculdades Pequeno Príncipe

Possui Doutorado e Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná, Graduação em Ciências Sociais (1993) e Graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1998). Tem experiência na área de Sociologia com interesse em Sociologia e Antropologia da Saúde. Atualmente é professora permanente do Programa de Mestrado em Ensino nas Ciências da Saúde e de Sociologia e Antropologia Aplicadas à Saúde nas Faculdades Pequeno Príncipe, é membro do Grupo de Pesquisa em Sociologia da Saúde da Universidade Federal do Paraná desde 2008 e é Coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da Faculdades Pequeno Príncipe

 

Citas

AYDOGDU, A. L. F. Saúde mental das crianças durante a pandemia causada pelo novo coronavírus: revisão integrativa. Journal Health NPEPS. v. 5, n. 2, e4891, 2020. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/4891 Acesso em: 15 de março de 2022.

BEDIN, Everton; PINO, José Claudio Del. Dicumba: uma proposta metodológica de ensino a partir da pesquisa em sala de aula. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. V.21, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1983-21172019210103 Acesso em: 15 de março de 2022.

Comitê Científico do Núcleo Ciência Pela Infância (2020). Edição Especial: Repercussões da Pandemia de COVID-19 no Desenvolvimento Infantil. Disponível em: http://www.ncpi.org.br. Acesso em: 30 jun. 2021.

CHINI, Helena; OSIS, Maria José Duarte; AMARAL, Eliana. A Aprendizagem Baseada em Casos da Atenção Primária à Saúde nas Escolas Médicas Brasileiras. Revista Brasileira De Educação Médica. v. 42, n. 2, p. 45-53, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/NbWz4BjTT9GsFhY3Lbwwx4J/?format=pdf&lang=pt

DEUS, S. F. B. A extensão universitária e o futuro da universidade. Espaço pedagógico, Passo Fundo - RS, v. 25, n. 3., p. 624-633, set/dez 2018. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/293614746.pdf. Acesso em: 05 de jul. de 2021.

GRECO, A. L. R. et al. Impacto da pandemia da COVID-19 na qualidade de vida, saúde e renda nas famílias com e sem risco socioeconômico: estudo transversal. Research, Society and Development. v. 10, n. 4, p. 2-10, 2021. Disponível em: file:///C:/Users/Acer/Downloads/14094-Article-184414-1-10-20210411.pdf Acesso em: 05de jul. de 2021

McCONNELL, A. R.; BROWN, C. M.; SHODA, T. M.; STAYTON, L. E.; MARTIN, C. E. Friends with benefits: On the positive consequences of pet ownership. Journal of Personality and Social Psychology, v. 101, n. 6, p. 1239-1252, 2011. https://doi.org/10.1037/a0024506 Acesso em: 15 de mar. de 2022.

MAY, Rachel. Bichos de estimação ajudam donos a enfrentar pandemia, mas talvez estejam estressados. Disponível em: https://www.nationalgeographicbrasil.com/animais/2021/02/bichos-de-estimacao-ajudam-donos-a-enfrentar-pandemia-estresse. Acesso em: 30 de jun. de 2021.

OLIVEIRA, Wanderlei Abadio. et al. “A saúde do adolescente em tempos da COVID-19: revisão do escopo”. Cadernos de Saúde Pública, vol. 36, n. 8, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-311X00150020. Acesso em: 29 jun. 2021.

RAMOS, T. H. et al. Novo Coronavírus: O impacto da pandemia na qualidade de vida de estudantes de enfermagem. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro. v. 10, p; 1-10, 2020 Acesso em: 30 de jun. de 2021.

RIBEIRO, I. A. P.; ROCHA, M. O.; CUNHA, D. C. L.; ARAÚJO, A. S.; AMARAL, I. N.; MARQUES, L. L. et al. Isolamento social em tempos de pandemia por COVID-19: impactos na saúde mental da população. REAID. v. 92, n. 30, p. 4-5, 2020 Disponível em: https://docs.bvsalud.org/biblioref/2020/10/1121231/4891-17538-2-pb.pdf. Acesso em: 15 de mar. de2022.

SAURABH, K, RANJAN, S. Compliance and Psychological Impact of Quarantine in Children and Adolescents due to Covid-19 Pandemic. Indian J Pediatr. V. 87, p. 532–536, 2020. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7257353/ Acesso em: 15 de mar. de 2022.

SCHIRMANN, Jeisy Keli et al. Fases de desenvolvimento humano segundo Jean Piaget. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/60497. Acesso em: 16 de mar. 2022

SOARES, A. P. C. Roteiro Para Roda De Conversa Sobre o PNAES. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/433385/2/ROTEIRO%20PARA%20RODA%20DE%20CONVERSA%20SOBRE%20O%20PNAES.pdf. Acesso 06 jun. 2021.

WARSCHAUER, C. A Roda e o Registro. – Uma parceria entre professor, alunos e conhecimento. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1993.

Publicado

2022-12-21