Clube do livro virtual: uma experiência de socialização por meio da literatura
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2022.e85561Palavras-chave:
Clube do Livro, NETI, Terceira Idade, LiteraturaResumo
O presente artigo tem por objetivo apresentar um relato de experiência referente ao projeto de extensão intitulado “Clube do Livro Virtual”, desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com o Núcleo de Estudos da Terceira Idade (NETI). Pretendeu-se, com esse clube do livro virtual, criar um espaço de socialização por meio da Literatura, além de promover a capacitação das/os participantes para o uso de tecnologias necessárias para seu acompanhamento, tais como plataformas de live e ferramentas para download e leitura de livros em formato PDF. Para tanto, foram realizados encontros semanais, pautados na leitura prévia de obras representativas da Literatura Mundial, divididas em módulos linguísticos, a saber, literatura de línguas francesa, portuguesa, inglesa e espanhola.
Referências
ALVES, Syntia. Ficção e morte em O desaparecimento de García Lorca. Letras em Revista, v. 06, 2015, 301-313 p.
AMORÍM NETO, Octavio. De João Goulart a Hugo Chávez: A política venezuelana à luz da experiência brasileira. Opinião Pública, v. 8, 2002, 251-274 p.
ARAUJO, Glauce Barros Santos Sousa. A leitura e seus benefícios nos momentos de isolamento social. REVISTA DA FAESF, v. 4, 2020.
BARROSO, Juan. Realismo Mágico y Lo Real Maravilloso En El Reino de Este Mundo y El Siglo de Las Luces. Ediciones Universal. 1977.
BUSTELO, Gabriela . ¿Quién mató a García Lorca?. Arcadia (11). 2006. https://bit.ly/3Imo1eo. Acesso em: 09 jan. 2022.
CARREIRA, Shirley de Souza Gomes. O mundo em minúsculas: uma leitura de "a máquina de fazer espanhóis". Letras, nº 45, 2012. 265-275 p.
DA SILVA, Maura Leal. A Ditadura da liberdade. Um Brasil que 64 não revelou. 2013.
FERNANDES, Clarice Cerqueira. Transgressões na obra clariceana: uma leitura de Perto do coração selvagem. Darantina Revista eletrônica, v. 3, 2010. 1-6 p.
FERNÁNDEZ-PRADO, Sandra. CONLON, Susan. MAYÁN-SANTOS José Manuel. GANDOY-CREGO, Manuel, The influence of a cognitive stimulation program on the quality of life perception among the elderly, Archives of Gerontology and Geriatrics, Volume 54, Issue 1. 2012.
GAIO, Cleide; ALENCASTRO, Mário Sérgio Cunha. A contribuição da educação à distância para a qualidade de vida na terceira idade. REVISTA INTERSABERES, v. 7, nº 14, 2012. 352-367 p.
HAUSKNECHT, Simone; VANCHU-OROSCO, Michelle; KAUFMAN, David. Sharing life stories: Design and evaluation of a digital storytelling workshop for older adults. In: International Conference on Computer Supported Education. SPRINGER, Cham, 2016. 497-512 p.
HUBACK, Sandrine Robadey; PEREIRA, Vinicius Carvalho. Uma análise do feminino em “A ceia”, de Lygia Fagundes Telles. 141. Fórum Lit. Bras. Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 12, nº 23, pp. 141-63, jun. 2020.
KRELL-ROESCH, Janina, et al. Association Between Mentally Stimulating Activities in Late Life and the Outcome of Incident Mild Cognitive Impairment, With an Analysis of the APOE ε4 Genotype. JAMA neurology, 74(3). 2017. 332–338 p. https://doi.org/10.1001/jamaneurol.2016.3822
MEDEIROS, Michele; BAETA NEVES ALONSO DA COSTA, Maria Fernanda; KOERICH, Guilherme Henrique. Educação para idosos em tempo de pandemia no Núcleo de Estudos da Terceira Idade: relato de experiência. Olhar de Professor, v. 24. 2021. 1-9 p.
MYERHOFF, Hans. Time in literature.University of California Press, Califórnia, 1955.
OATLEY, Keith. Fiction: simulation of social worlds. Trends in Cognitive Sciences; v. 20, nº 8. 2016. 618-628 p.
PELARIN, Daniela; CARDOSO, Isabela; VIEIRA, Izabelli; CRISTINE, Naiara et al. A importância da literatura para a terceira idade. In: Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior, 17., 2017, São Paulo. Anais eletrônicos CONIC-SEMESP, São Paulo 2017. Disponível em: https://www.conic-semesp.org.br/anais/files/2017/trabalho-1000024929.pdf. Acesso em: 10/01/2021.
PERPÉTUA, Elzira Divina. Traços de Carolina Maria de Jesus: gênese, tradução e recepção de Quarto de Despejo. Belo Horizonte: Fale/UFMG, 2000.
PETROV, Petar. Representações do insólito da ficção literária: o fantástico, o realismo mágico e o realismo maravilhoso. Nonada: Letras em Revista, vol. 2. 2016. 95-106 p.
RIZZOLO, Denise, ZIPP, PINTO Genevieve, STISKAL, Doreen, et al. Stress management strategies for students: The immediate effects of yoga, humor, and reading on stress. Journal of College Teaching & Learning (TLC), vol. 6, nº 8. 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons , para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.