O drama da terceira idade: aprendendo a contar histórias através do texto dramático
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2022.e85640Palavras-chave:
Texto Dramático, Escrita Dramática, Terceira Idade, StorytellingResumo
A Literatura Dramática, uma das formas narrativas escritas de se contar uma história, além de ser praticamente desconhecida do grande público, no Brasil, tem tido uma presença pífia na Academia. Ciente de todas as dificuldades e particularidades que envolvem o ensino da Literatura Dramática e a prática de sua Escrita, o NEEDRAM (Núcleo de Estudos em Encenação Teatral e Escrita Dramática), ativo na defesa da importância e relevância do Texto Dramático na cena teatral contemporânea, criou ênfases curriculares de Escrita Dramática nos níveis de graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e no ano de 2021, alargou o seu campo de atuação, propondo ao Núcleo de Estudos da Terceira Idade (NETI) uma oficina de produção de textos dramáticos, para que seus alunos aprendessem a contar histórias, as suas próprias e as de outros, neste formato literário, e cujos recepção e resultados, alguns surpreendentes, serão abordados neste artigo.
Referências
ARISTÓTELES. Poetics. In: DUKORE, Bernard (org). Dramatic theory and criticism: Greeks to Grotowski. Boston: Thomson & Heinle, 1974. p.31-55.
BALL, David. Backwards & Forwards. Carbondale; Southern Illinois UP, 1983.
BENTLEY, Eric. The Playwright as Thinker. New York: Meridian, 1955.
DORT, Bernard. O teatro e sua realidade. São Paulo: Perspectiva, 2010.
GIOSTRI, Alex. Dramaturgia: conceitos e princípios. São Paulo: Giostri, 2020.
HEGEL, F.W. Dramatic Poetry. In: DUKORE, Bernard (org). Dramatic theory and criticism: Greeks to Grotowski. Boston: Thomson & Heinle, 1974. p.532-544.
MARASCIULO, Marília. 5 dicas para aplacar o estado de desânimo criado pela pandemia. Galileu, 2021. Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Sociedade/Comportamento/noticia/2021/11/5-dicas-para-aplacar-o-estado-de-desanimo-criado-pela-pandemia.html. Acesso em: 29 jan. 2022.
ROSENFELD, Anatol. O teatro épico. São Paulo: Perspectiva, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons , para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.