O drama da terceira idade: aprendendo a contar histórias através do texto dramático

Autores

  • Paulo Ricardo Berton Universidade Federal de Santa Catarina
  • Rafael Luiz Marques Ary Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2022.e85640

Palavras-chave:

Texto Dramático, Escrita Dramática, Terceira Idade, Storytelling

Resumo

A Literatura Dramática, uma das formas narrativas escritas de se contar uma história, além de ser praticamente desconhecida do grande público, no Brasil, tem tido uma presença pífia na Academia. Ciente de todas as dificuldades e particularidades que envolvem o ensino da Literatura Dramática e a prática de sua Escrita, o NEEDRAM (Núcleo de Estudos em Encenação Teatral e Escrita Dramática), ativo na defesa da importância e relevância do Texto Dramático na cena teatral contemporânea, criou ênfases curriculares de Escrita Dramática nos níveis de graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e no ano de 2021, alargou o seu campo de atuação, propondo ao Núcleo de Estudos da Terceira Idade (NETI) uma oficina de produção de textos dramáticos, para que seus alunos aprendessem a contar histórias, as suas próprias e as de outros, neste formato literário, e cujos recepção e resultados, alguns surpreendentes, serão abordados neste artigo.

Biografia do Autor

Paulo Ricardo Berton, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorado em Theatre pela University of Colorado, Estados Unidos (2010). Professor Associado da Universidade Federal de Santa Catarina.

Rafael Luiz Marques Ary, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorado em Artes da Cena pela Universidade Estadual de Campinas (2015). Professor do Departamento de Artes da Universidade Federal de Santa Catarina.

Referências

ARISTÓTELES. Poetics. In: DUKORE, Bernard (org). Dramatic theory and criticism: Greeks to Grotowski. Boston: Thomson & Heinle, 1974. p.31-55.

BALL, David. Backwards & Forwards. Carbondale; Southern Illinois UP, 1983.

BENTLEY, Eric. The Playwright as Thinker. New York: Meridian, 1955.

DORT, Bernard. O teatro e sua realidade. São Paulo: Perspectiva, 2010.

GIOSTRI, Alex. Dramaturgia: conceitos e princípios. São Paulo: Giostri, 2020.

HEGEL, F.W. Dramatic Poetry. In: DUKORE, Bernard (org). Dramatic theory and criticism: Greeks to Grotowski. Boston: Thomson & Heinle, 1974. p.532-544.

MARASCIULO, Marília. 5 dicas para aplacar o estado de desânimo criado pela pandemia. Galileu, 2021. Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Sociedade/Comportamento/noticia/2021/11/5-dicas-para-aplacar-o-estado-de-desanimo-criado-pela-pandemia.html. Acesso em: 29 jan. 2022.

ROSENFELD, Anatol. O teatro épico. São Paulo: Perspectiva, 2010.

Downloads

Publicado

2022-05-27

Edição

Seção

DOSSIÊ