Trocas dialógicas de saberes nas artes e ciências com pessoas da meia-idade e idosas em tempos de pandemia da Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2022.e85669

Palavras-chave:

Envelhecimento Ativo, Direitos Humanos, Covid-19, Alteridade

Resumo

O programa de extensão aqui relatado voltou-se para uma demanda que se apresentou com o isolamento físico decorrente da pandemia da Covid-19: o desenvolvimento de ações remotas dedicadas à educação em saúde, às artes, bem como à democratização das tecnologias educacionais e sociais endereçadas à população de meia-idade e idosa. Visando potencializar o desenvolvimento e bem-estar de cidadã(o)s em contexto de isolamento físico, promoveu-se à comunidade interna e externa da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) o acesso a bens culturais de modo a fortalecer o vínculo com a sociedade, sobretudo, a população mais vulnerável no cenário pandêmico, a saber, as pessoas da meia-idade e idosa(o)s. Deste modo, foram sistematizadas ações inclusivas e intergeracionais engajadas na Educação em Direitos Humanos, bem como voltadas ao envelhecimento ativo, à transformação social, à emancipação e a um patamar civilizatório ancorado na Justiça e nas relações de alteridade, articulando ensino, pesquisa e extensão. Considera-se que o Programa de Educação na Perspectiva da Inclusão, das Tecnologias e Alteridade - Partilhas nas Artes e nas Ciências com pessoas da meia-idade e idosas contemplou áreas atreladas às diretrizes do modelo contemporâneo de promoção de envelhecimento ativo preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) ao compartilhar saberes por meio de uma ação pedagógica virtual, com vistas à promoção de ações inclusivas direcionadas à população idosa, endereçadas à divulgação científica, à educação e a fruição na perspectiva das relações de alteridade.

Biografia do Autor

Renata Orlandi, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina e em Psicologia Social pela Universidade Autônoma de Barcelona. Professora Associada da Universidade Federal de Santa Catarina.  

Evelyn Schweitzer de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Extensionista do Núcleo de Educação na Perspectiva das Tecnologias e Alteridade e participante do Programa de Educação na Perspectiva da Inclusão, das Tecnologias e Alteridade - Partilhas nas Artes e nas Ciências com pessoas da meia-idade e idosas.

Vitória Helena Silva Santos, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Extensionista do Núcleo de Educação na Perspectiva das Tecnologias e Alteridade e participante do Programa de Educação na Perspectiva da Inclusão, das Tecnologias e Alteridade - Partilhas nas Artes e nas Ciências com pessoas da meia-idade e idosas.

Caroline Heinig Voltolini, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutorado em Biologia Comparada pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente, é professora da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Realeza/PR. Professora colaboradora do Programa de Educação na Perspectiva da Inclusão, das Tecnologias e Alteridade - Partilhas nas Artes e nas Ciências com pessoas da meia-idade e idosas. 

Anderson da Silva Honorato, Instituto Federal de Santa Catarina

Doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina. Professor do Instituto Federal de Santa Catarina - Câmpus Gaspar. Professor colaborador do Programa de Educação na Perspectiva da Inclusão, das Tecnologias e Alteridade - Partilhas nas Artes e nas Ciências com pessoas da meia-idade e idosas. 

Cristiane de Quadros, Universidade Federal da Fronteira Sul

Pós-doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Professora Associada da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Realeza/PR. Professora colaboradora do Programa de Educação na Perspectiva da Inclusão, das Tecnologias e Alteridade - Partilhas nas Artes e nas Ciências com pessoas da meia-idade e idosas.  

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Publicado

2022-05-27

Edição

Seção

DOSSIÊ