Relatos sobre a criação da primeira olimpíada com foco em investimentos no Brasil

Autores

  • Carlos Eduardo Pantoja Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0002-7099-4974
  • Gilberto Gil Fidelis Gomes Passos Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2023.e87353

Palavras-chave:

Projeto de Extensão, Ensino de Matemática, Aprendizado

Resumo

As olimpíadas científicas desenvolvem o raciocínio científico e o estímulo pela pesquisa científica, elementos muitas vezes subaproveitados nos tradicionais sistemas de ensino médio e técnico no Brasil. Além disso, esses eventos são importantes veículos de divulgação científica nacional e internacional. A Olimpíada Brasileira de Investimentos (OBInvest) é um projeto educacional, que de forma gratuita, visa desenvolver vocações, incentivar alunos do ensino médio e técnico de todo território brasileiro, a desenvolver a Educação Financeira e aprofundar-se nos estudos de Finanças. As provas da OBInvest são elaboradas tendo como base as orientações da Base Nacional Curricular Comum e é composta de duas fases. As questões contam com textos, gráficos e vídeos que ensinam as ferramentas necessárias para aplicação e resolução de problemas em um contexto cotidiano do mundo das Finanças. Por meio do canal no Youtube e o site da OBInvest, os alunos podem se inscrever, participar de simulados e acessar os cursos, palestras e demais conteúdos produzidos pela equipe acadêmica da OBInvest. A primeira OBInvest atingiu todos os estados do Brasil e o Distrito Federal com mais de 4000 inscritos e 100 premiados. Através da metodologia de ensino de finanças na prática aplicada na realização de uma olimpíada do conhecimento, foi possível perceber o impacto da atividade tanto em participantes de escolas privadas quanto públicas.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo Pantoja, Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro

Professor e pesquisador do Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro (CEFET/RJ). É formado em Tecnologia da Computação e bacharel em Administração Industrial pelo CEFET/RJ. Possui mestrado em Sistemas e Computação pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) e doutorado em Computação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), e período em mobilidade pela Sorbonne Universités - Pierre et Marie Curie (UPMC). Desenvolve pesquisas em Sistemas Embarcados, Engenharia de Software e Desenvolvimento na área de Sistemas Multiagentes.

Gilberto Gil Fidelis Gomes Passos, Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro

Professor e pesquisador do Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro (CEFET/RJ). É licenciado em Matemática pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), com especialização em Ensino de Matemática e mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Também possui especialização em Finanças pela Mackenzie-SP e é doutorando em Informática pela UFRJ. Desenvolve pesquisas em Finanças computacionais, aprendizado de Máquina e Redes Neurais.

Referências

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Brasil. Ministério da Educação, 2018.

CALDAS, C.C.S.; VIANA, C.S. As Olimpíadas Brasileira de Matemática das Escolas Públicas na Formação de Professores e Alunos. Margens, [S.l.], v.7, n.8, p.325-339, maio 2016. ISSN 1982-5374. DOI: http://dx.doi.org/10.18542/rmi.v7i8.2766.

CAMPOS, F.R. Robótica educacional no Brasil: questões em aberto, desafios e perspectivas futuras. Revista ibero-americana de estudos em educação, v. 12, n. 4, p. 2108-2121, 2017.

CENTRO OCDE/CVM DE EDUCAÇÃO E ALFABETIZAÇÃO FINANCEIRA PARA AMÉRICA LATINA E CARIBE. Recomendação sobre os Princípios e as Boas Práticas de Educação e Conscientização Financeira, 2005.

CONFEDERAÇÃO NACIONAL DO COMÉRCIO. Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), 2021.

GLOBAL FINANCIAL LITERACY EXCELLENCY CENTER. S&P Global Financial Literacy Survey, 2016.

GUINELLI, J.V.; PANTOJA, C.E.; LAZARIN, N.M. Projeto de extensão no ensino tecnológico: ampliando experiências. Extensio, v. 13, n. 23, p. 31–31, 30 set. 2016. DOI: https://doi.org/10.5007/1807-0221.2016v13n23p31.

LAZARIN, N.M.; PANTOJA, C.E.; VITERBO, J. Towards a Toolkit for Teaching AI Supported by Robotic-agents: Proposal and First Impressions. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 31. , 2023, João Pessoa/PB. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023. p. 20-29. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2023.229753.

OECD. Recommendation on Principles and Good Practices for Financial Education and Awareness. Directorade for Financial and Enterprice Affairs, 2005.

OLIVEIRA, K.S. O ensino por investigação: construindo possibilidades na formação continuada do professor de ciências a partir da ação-reflexão. 2015. 140f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.

SERASA EXPERIEN. Educação financeira do brasileiro vai além da escolaridade, 2019.

Downloads

Publicado

2023-12-22