Relatos sobre a criação da primeira olimpíada com foco em investimentos no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2023.e87353Palavras-chave:
Projeto de Extensão, Ensino de Matemática, AprendizadoResumo
As olimpíadas científicas desenvolvem o raciocínio científico e o estímulo pela pesquisa científica, elementos muitas vezes subaproveitados nos tradicionais sistemas de ensino médio e técnico no Brasil. Além disso, esses eventos são importantes veículos de divulgação científica nacional e internacional. A Olimpíada Brasileira de Investimentos (OBInvest) é um projeto educacional, que de forma gratuita, visa desenvolver vocações, incentivar alunos do ensino médio e técnico de todo território brasileiro, a desenvolver a Educação Financeira e aprofundar-se nos estudos de Finanças. As provas da OBInvest são elaboradas tendo como base as orientações da Base Nacional Curricular Comum e é composta de duas fases. As questões contam com textos, gráficos e vídeos que ensinam as ferramentas necessárias para aplicação e resolução de problemas em um contexto cotidiano do mundo das Finanças. Por meio do canal no Youtube e o site da OBInvest, os alunos podem se inscrever, participar de simulados e acessar os cursos, palestras e demais conteúdos produzidos pela equipe acadêmica da OBInvest. A primeira OBInvest atingiu todos os estados do Brasil e o Distrito Federal com mais de 4000 inscritos e 100 premiados. Através da metodologia de ensino de finanças na prática aplicada na realização de uma olimpíada do conhecimento, foi possível perceber o impacto da atividade tanto em participantes de escolas privadas quanto públicas.
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