A escuta inventiva de professores na pandemia: quem é esse sujeito que educa?

Autores

  • Roniel Sousa Damasceno Universidade Federal do Delta do Parnaíba
  • Marília Albuquerque de Sousa Centro Universitário INTA
  • Ana Carolina Borges Leão Martins Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2023.e87415

Palavras-chave:

Pandemia, COVID-19, Professores, Psicanálise, Psicologia Escolar

Resumo

Este artigo reflete sobre os significados que os professores da Educação Básica expressam sobre o ensino virtual durante a pandemia da COVID-19. Estruturalmente, o texto apresenta um relato de experiência de uma atividade de extensão de estudantes do curso de psicologia no formato virtual realizada com educadores de uma escola pública do interior nordestino, em junho de 2020, cujo resultado mobiliza a discussão sobre como a virtualização do ensino acentuou a precarização do trabalho docente e afetou negativamente a saúde mental dos professores. Como resposta a tal cenário, propomos o resgate da condição de sujeito dos educadores, interpelando-nos a uma experiência de invenção e de escuta coletiva na interface da psicologia escolar com a psicanálise; articulação esta que desvela a posição crítica e política dos professores nos processos escolares. Salienta-se, por fim, a possibilidade de sustentação das práticas educativas pela via da coletividade, com vistas à emancipação dos sujeitos, seja nas escolas como nas universidades públicas.

Biografia do Autor

Roniel Sousa Damasceno, Universidade Federal do Delta do Parnaíba

Psicólogo graduado pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestrando em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPsi) da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDpar).

Marília Albuquerque de Sousa, Centro Universitário INTA

Psicóloga formada pela Universidade Federal do Ceará. Atua como preceptora e professora supervisora de estágios na área da Psicologia escolar e educacional no Centro Universitário INTA (UNINTA) de Sobral.

Ana Carolina Borges Leão Martins, Universidade Federal do Ceará

Docente do curso de Graduação em Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e Políticas Públicas da Universidade Federal do Ceará (UFC), campus de Sobral. Doutora em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre e psicóloga pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Coordenadora do projeto de extensão Psicanálise, Política e Educação.

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Publicado

2023-08-23