The inventive listening of teachers in pandemic: who is this subject that educates?
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2023.e87415Keywords:
Pandemic, COVID-19, Teachers, Psychoanalysis, School PsychologyAbstract
This article reflects on the meanings that Basic Education teachers express about virtual teaching during the pandemic of COVID-19. Structurally, the text presents an experience report of an extension activity of psychology students in the virtual format carried out with educators from a public school in the northeastern interior, in June 2020, the result of which mobilizes the discussion on how the virtualization of teaching has accentuated the precariousness of teaching work and negatively affected teachers' mental health. As a response to such scenario, we propose the rescue of the condition of subject of educators, calling ourselves to an experience of invention and collective listening at the interface of school psychology and psychoanalysis; an articulation that unveils the critical and political position of teachers in school processes. Finally, we emphasize the possibility of sustaining the educational practices through collectivity, aiming at the emancipation of the subjects, both in schools and in public universities.
References
ARRUDA, E. P. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de COVID-19. EmRede: Revista de Educação a Distância. v.7, n.1, p. 257-275. 2020. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/621. Acesso em: 12 jan. 2021.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática docente. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
FREIRE, P; FAUNDEZ, A. Por uma pedagogia da pergunta. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2017.
KOHAN, W. O. Paulo Freire e o valor da igualdade em educação. Educação e Pesquisa, v. 45, p. 1-19, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/fHZDML53D8X6xTsRzgHL8Qp/?lang=pt. Acesso em: 20 ago. 2020.
KOHAN, W. O. Tempos da escola em tempo de pandemia e necropolítica. Práxis Educativa, v. 15, p. 1-9, 2020a. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/342400722_Tempos_da_escola_em_tempo_de_pandemia_e_necropolitica_School_times_in_a_time_of_pandemic_and_necropolitics_Tiempos_de_la_escuela_en_tiempo_de_pandemia_y_necropolitica. Acesso em: 10 nov. 2020.
KOHAN, W. O. Formação inventiva de professores em tempos de pandemia: o que um louco lúcido nos convida a pensar e escrever? Mnemosine, v. 16, n. 1, p. 53-66. 2020b. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/mnemosine/article/view/52682/34295. Acesso em: 6 ago. 2020
KUPFER, M. C. M. O que toca à/a Psicologia Escolar. In: SOUZA, M. P. R.; MACHADO, A. M. (Org.). Psicologia Escolar: em busca de novos rumos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2010. pp. 55-65.
LERNER, A. B. C.; FONSECA, P. F.; SAYÃO, Y.; MACHADO, A. M. Plantão Institucional: uma modalidade de intervenção face ao mal-estar contemporâneo na educação. Estilos da Clínica. São Paulo, v. 19, n. 1, jan./abr. p. 199-208. 2014. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/81010/84656. Acesso em: 22 jul. 2020.
MBEMBE, A. O direito universal a respiração. N-1 Edições. Disponível em: https://www.n-1edicoes.org/textos/53. Acesso em: 22 mai. 2020.
MESQUITA, F. Ressignificar bagagem pedagógica para a educação remota. Diário do Nordeste, Ceará, 15 de Set de 2020. Disponível em: https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/metro/ressignificar-bagagem-pedagogica-para-a-educacao-remota-1.2988945. Acesso em: 16 dez. 2020.
MONTEIRO, S. S. Inventar educação escolar no Brasil em tempos da COVID-19. Revista Augustus, v. 25, n. 51, jul./out. p. 237-254, 2020. Disponível em: https://revistas.unisuam.edu.br/index.php/revistaaugustus/article/view/552/301. Acesso em: 17 nov. 2020.
PEREIRA, A. J.; NARDUCHI, F.; MIRANDA, M. G.; Biopolítica e educação: os impactos da pandemia de COVID-19 nas escolas públicas. Revista Augustus. Rio de Janeiro. v. 25, n.51, jul./out, p. 219-236. 2020. Disponível em: https://revistas.unisuam.edu.br/index.php/revistaaugustus/article/view/554/299. Acesso em: 2 jan. 2021.
TORRES, T. Longe da sala de aula, pandemia mostrou professores herois. Campo Grande News. Campo Grande, Mato Grosso do Sul, 26 de Dez de 2020. Disponível em: https://www.campograndenews.com.br/lado-b/comportamento-23-08-2011-08/longe-da-sala-de-aula-pandemia-mostrou-professores-herois. Acesso em: 14 jan. 2021.
Downloads
Published
Issue
Section
License
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons , para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.