Sobre a implementação da curricularização da extensão: caracterizações e preocupações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2023.e89716

Palavras-chave:

Extensão Universitária, Atividades de Extensão, Curricularização da Extensão

Resumo

A  curricularização da extensão nos cursos de graduação das universidades brasileiras, estabelecida pelo Plano Nacional de Educação, 2014-2024,  está em sua fase inicial de implementação. Para manter os objetivos da extensão na formação dos estudantes e atingir o ideal de indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão é preciso ter uma aplicação da definição de extensão estabelecida pela legislação. A aplicação, assim como a trajetória do abstrato ao concreto, não é direta e fácil. Por esta razão, o objetivo do artigo é propor algumas características da extensão para orientar atividades para que se aproximem dos objetivos da curricularização da extensão. Da mesma forma, o artigo indica algumas preocupações com problemas que os cursos de graduação terão que enfrentar na aplicação da curricularização da extensão. Dadas as caracterizações propostas e as preocupações elencadas, de forma não exaustiva, a curricularização da extensão terá que enfrentar desafios, tais como: ampliação da oferta de atividades de extensão, valorização das atividades de extensão, novas formas de relacionamento com a sociedade  e atitude mais propositiva e ativa de professores e estudantes.

Biografia do Autor

Wagner Leal Arienti, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorado em Government pela University Of Essex, Grã-Bretanha. Professor do Departamento de Economia e Relações Internacionais da Univerisdade Federal de Santa Catarina.

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Publicado

2023-04-27