Relato de experiência: o estágio e a extensão na 7ª Semana de língua e literatura do IFRS Campus Bento Gonçalves

Autores

  • Taiani Ferreira de Mattos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
  • Jorge de Souza Bronzato Junior Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
  • Carina Fior Postingher Balzan Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
  • Kleber Eckert Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2023.e90869

Palavras-chave:

Língua e Literatura, Estágio, Ensino Médio

Resumo

O presente artigo trata dos trabalhos desenvolvidos na VII Semana de Língua e Literatura do Campus Bento Gonçalves do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). O evento, realizado em junho de 2022, integrou o Estágio Supervisionado em Projetos de Extensão, da Licenciatura em Letras, e, através de oficinas apresentadas pelos acadêmicos, estabeleceu um primeiro contato dos estagiários com estudantes, especialmente do final do Ensino Médio. Foram abordados temas relacionados à Língua Portuguesa e à Literatura explorados nas provas do Enem e de vestibulares como o da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com análise de conteúdos e questões. Além de permitir que os acadêmicos desenvolvessem na prática os conhecimentos obtidos nas aulas – contribuindo para a preparação dos jovens, que demonstraram muito interesse nas atividades –, a Semana também reforçou o caráter comunitário que marca a presença do IFRS na cidade e região.

Biografia do Autor

Taiani Ferreira de Mattos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Graduanda em Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Bento Gonçalves.

Jorge de Souza Bronzato Junior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Graduando em Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Bento Gonçalves.

Carina Fior Postingher Balzan, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Doutorado em Letras pela Universidade de Caxias do Sul. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

Kleber Eckert, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Doutorado em Letras pela Universidade de Caxias do Sul. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação Conselho Pleno. Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015- pdf/file. Acesso em: 26 jul. 2022.

DE MEDEIROS, Márcia Maria. A extensão universitária no Brasil-um percurso histórico. Barbaquá, v. 1, n. 1, p. 9-16, 2017.

FÓRUM de Pró-Reitores de Extensão Universitária. Extensão Universitária: organização e sistematização. Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras; organização: Edison José Corrêa. Coordenação Nacional do FORPROEX. – Belo Horizonte: Coopmed, 2007.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL – IFRS. Projeto Pedagógico Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa. Bento Gonçalves, 2017. Disponível em: https://ifrs.edu.br/bento/wp-content/uploads/sites/13/2021/08/PPC_Letras_BG_com_Anexos_2017.pdf. Acesso em: 24 jul. 2022.

Downloads

Publicado

2023-12-22