Relato de experiência: curso de extensão “Fonologia e ensino de Português como língua materna”

Autores

  • Natália Cristine Prado Universidade Federal de Rondônia
  • Gabriele Stefanes Almeida Universidade Federal de Rondônia
  • Charliane Miranda da Silva Universidade Federal de Rondônia
  • Joana D’Arc de Camillo Corrêa Universidade Federal de Rondônia
  • Sabrina Evelyn Cruz Oliveira Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2023.e91842

Palavras-chave:

Fonologia, Ensino de Português como Língua Materna, Escrita

Resumo

Este trabalho tem por objetivo relatar a experiência do curso de extensão “Fonologia e ensino de português como língua materna”, realizado entre os dias 20 de junho e 21 de julho de 2022, de forma totalmente on-line. Esse curso foi proposto pelo Núcleo de Estudos em Fonologia – NEFONO, com apoio do Departamento Acadêmico de Letras Vernáculas da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), em conjunto com o Mestrado Acadêmico em Letras da mesma instituição. Buscamos, com essa extensão, discutir a relação entre Fonologia e ensino de português como língua materna, considerando a relação entre oralidade e escrita em textos de alunos, fragmentos de português popular escrito, textos de internet, histórias em quadrinhos etc., a fim de indicar a relevância desses estudos para a descrição e interpretação de registros escritos que não seguem as convenções ortográficas, além de contribuir para a formação do professor de língua portuguesa.

Biografia do Autor

Natália Cristine Prado, Universidade Federal de Rondônia

É doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP/Araraquara (2014), instituição em que também realizou seu pós-doutorado em Linguística (2017). Atualmente, é Professora Adjunta do Departamento Acadêmico de Letras Vernáculas da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR/Porto Velho) e credenciada no Mestrado Acadêmico em Letras da mesma instituição.

Gabriele Stefanes Almeida, Universidade Federal de Rondônia

É graduanda em Letras Português pela Universidade Federal de Rondônia. 

Charliane Miranda da Silva , Universidade Federal de Rondônia

Mestranda do curso de Letras da Universidade Federal de Rondônia. Possui pós-graduação em Língua Portuguesa e Literatura. Possui Licenciatura Plena em Letras/Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará (2002). 

Joana D’Arc de Camillo Corrêa, Universidade Federal de Rondônia

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Rondônia - UNIR (2020). Licenciada em Letras Português e Literatura pela Faculdade De Educação de Cacoal (2002), com ingresso na Universidade Federal de Rondônia - UNIR (1998). Possui pós graduação em Letras e Literatura pela Faculdade de Educação de Cacoal (2003). 

Sabrina Evelyn Cruz Oliveira, Universidade Federal de Rondônia

É mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras pela Universidade Federal de Rondônia e graduada em Letras Português mesma universidade. 

Referências

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Publicado

2023-08-23