Branding núcleo de odontologia hospitalar - experiência extensionista
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2024.e93759Palavras-chave:
Branding, Odontologia Hospitalar, Design, MultidisciplinariedadeResumo
Este artigo retrata a experiência de alunos e professores no projeto de extensão do curso de Design da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC com o Núcleo de Odontologia Hospitalar (NOH) do Hospital Universitário da UFSC no desenvolvimento do branding do Núcleo, visando melhorar a comunicação e a imagem do trabalho realizado por ele. Foi aplicada a metodologia TXM (Think, Experience e Manage) para a criação de uma identidade visual e verbal e de estratégias para que essa seja aplicada de forma eficaz nas metas estabelecidas pelo NOH. Ainda foi desenvolvido o brandbook da marca, com orientações sobre sua identidade e guias para a aplicação. Também foi realizado um treinamento com a equipe do NOH sobre a identidade da marca e a criação de artes para postagens, de forma que os canais de comunicação do Núcleo possam ser mantidos seguindo os parâmetros estabelecidos por este projeto.
Referências
COSTA, Joan. A imagem da marca. Um fenômeno social. São Paulo: Rosari, 2008.
CAMPOS, André Ricardo Paim de; NAPOLEÃO, Eduardo; SOUSA, Richard Perassi Luiz de. Atributos gráficos da heráldica em marcas comerciais. DAPesquisa, v. 7, n. 9, p. 444-463, 2018.
GOMEZ, Luiz Salomão Ribas; SILVA, Pedro Kirsten de Almeida e; FEIJÓ, Valéria Casaroto; "A metodologia TXM Branding no contexto de construção e gerenciamento de marcas na atualidade", p. 153-166. In: Anais do GAMPI Plural 2015 [=Blucher Design Proceedings, v.2, n.4]. São Paulo: Blucher, 2016.
MELO, Francisco Inacio Scaramelli Homem de; COIMBRA, Elaine Ramos. Linha do tempo do design gráfico no Brasil. 2011.
PEÓN, Maria Luísa. Sistemas de Identidade Visual. Rio de Janeiro: 2AB, 2003.
ROBERTS, Kevin. Lovemarks: o futuro além das marcas. M. Books do Brasil, 2005.
WHEELER, Alina. Design de identidade da marca: guia essencial para toda a equipe de gestão de marcas. Bookman Editora, 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons , para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.