Branding núcleo de odontologia hospitalar - experiência extensionista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2024.e93759

Palavras-chave:

Branding, Odontologia Hospitalar, Design, Multidisciplinariedade

Resumo

Este artigo retrata a experiência de alunos e professores no projeto de extensão do curso de Design da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC com o Núcleo de Odontologia Hospitalar (NOH) do Hospital Universitário da UFSC no desenvolvimento do branding do Núcleo, visando melhorar a comunicação e a imagem do trabalho realizado por ele. Foi aplicada a metodologia TXM (Think, Experience e Manage) para a criação de uma identidade visual e verbal e de estratégias para que essa seja aplicada de forma eficaz nas metas estabelecidas pelo NOH. Ainda foi desenvolvido o brandbook da marca, com orientações sobre sua identidade e guias para a aplicação. Também foi realizado um treinamento com a equipe do NOH sobre a identidade da marca e a criação de artes para postagens, de forma que os canais de comunicação do Núcleo possam ser mantidos seguindo os parâmetros estabelecidos por este projeto.

Biografia do Autor

Lisandra de Andrade Dias, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Design Industrial - Programação Visual e em Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Doutora em Engenharia de Produção - Ergonomia e Mestre em Engenharia de Produção - Ergonomia ambas titulações obtidas na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Ocupa o cargo de professor adjunto 4 no Centro de Comunicação e Expressão (CCE) no departamento de Expressão Gráfica (EGR) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). 

Alessandra Rodrigues de Camargo, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Odontologia pela Universidade Metodista de São Paulo. Mestrado na área de concentração de Estomatologia Clínica, do Programa de Pós-Graduação em Odontologia, pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo e doutorado na área de concentração em Patologia e Estomatologia Básica e Aplicada, do programa de Pós-Graduação em Odontologia pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo.  Professora Adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina, lotada no Departamento de Odontologia. 

Thais de Almeida e Silva Machado, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Design pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Referências

COSTA, Joan. A imagem da marca. Um fenômeno social. São Paulo: Rosari, 2008.

CAMPOS, André Ricardo Paim de; NAPOLEÃO, Eduardo; SOUSA, Richard Perassi Luiz de. Atributos gráficos da heráldica em marcas comerciais. DAPesquisa, v. 7, n. 9, p. 444-463, 2018.

GOMEZ, Luiz Salomão Ribas; SILVA, Pedro Kirsten de Almeida e; FEIJÓ, Valéria Casaroto; "A metodologia TXM Branding no contexto de construção e gerenciamento de marcas na atualidade", p. 153-166. In: Anais do GAMPI Plural 2015 [=Blucher Design Proceedings, v.2, n.4]. São Paulo: Blucher, 2016.

MELO, Francisco Inacio Scaramelli Homem de; COIMBRA, Elaine Ramos. Linha do tempo do design gráfico no Brasil. 2011.

PEÓN, Maria Luísa. Sistemas de Identidade Visual. Rio de Janeiro: 2AB, 2003.

ROBERTS, Kevin. Lovemarks: o futuro além das marcas. M. Books do Brasil, 2005.

WHEELER, Alina. Design de identidade da marca: guia essencial para toda a equipe de gestão de marcas. Bookman Editora, 2019.

Downloads

Publicado

2024-07-26