Branding hospital dentistry nucleus - extension experience
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2024.e93759Keywords:
Branding, Hospital Dentistry, Design, MultidisciplinarityAbstract
This article portrays the experience of students and professors in the extension project of the Design course at the Federal University of Santa Catarina - UFSC with the Hospital Dentistry Center (NOH) of the University Hospital of UFSC in the development of the Center's branding, in order to improve communication and the image of the work done by him. The TXM (Think, Experience and Manage) methodology was applied to create a visual and verbal identity and strategies for this to be effectively applied to the goals established by NOH. The brand's brandbook was also developed, with guidelines on its identity and guidelines for its application. Training was also carried out with the NOH team on the brand identity and the creation of art for posts, so that the communication channels of the Nucleus can be maintained following the parameters established by this project.
References
COSTA, Joan. A imagem da marca. Um fenômeno social. São Paulo: Rosari, 2008.
CAMPOS, André Ricardo Paim de; NAPOLEÃO, Eduardo; SOUSA, Richard Perassi Luiz de. Atributos gráficos da heráldica em marcas comerciais. DAPesquisa, v. 7, n. 9, p. 444-463, 2018.
GOMEZ, Luiz Salomão Ribas; SILVA, Pedro Kirsten de Almeida e; FEIJÓ, Valéria Casaroto; "A metodologia TXM Branding no contexto de construção e gerenciamento de marcas na atualidade", p. 153-166. In: Anais do GAMPI Plural 2015 [=Blucher Design Proceedings, v.2, n.4]. São Paulo: Blucher, 2016.
MELO, Francisco Inacio Scaramelli Homem de; COIMBRA, Elaine Ramos. Linha do tempo do design gráfico no Brasil. 2011.
PEÓN, Maria Luísa. Sistemas de Identidade Visual. Rio de Janeiro: 2AB, 2003.
ROBERTS, Kevin. Lovemarks: o futuro além das marcas. M. Books do Brasil, 2005.
WHEELER, Alina. Design de identidade da marca: guia essencial para toda a equipe de gestão de marcas. Bookman Editora, 2019.
Downloads
Published
Issue
Section
License
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons , para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.