Pedagogia da extensão: algumas refexões emergentes

Autores

  • Hélder Eterno da Silveira Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2023.e93945

Palavras-chave:

Pedagogia da Extensão, Indissociabilidade, Inserção Curricular

Resumo

A extensão universitária compõe um eixo que, com o ensino e a pesquisa, sustentam o ensino superior. Sua inserção curricular ainda compõe um desafio importante para nossas instituições, pouco acostumadas com a flexibilidade e com uma atuação fora dos espaços acadêmicos. Pensar os motivos que levaram à inserção curricular da extensão, em uma dinâmica que considera sua pedagogia, pode contribuir para avançarmos no pensamento e na importância da extensão em nossos projetos pedagógicos, além de provocarmos ao debate sobre a importância do território no desenvolvimento de novos saberes e na construção de estratégias de transformação social.

Biografia do Autor

Hélder Eterno da Silveira, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Educação pela UNICAMP. Professor do Programa de Pós-Graduação - Mestrado e Doutorado - em Química da UFU, área de concentração: Educação em Química, e Professor do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto de Física da UFU. Atualmente ocupa o cargo de Pró-Reitor de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Uberlândia, gestão 2017-2024. É presidente do Fórum Nacional de Pró-reitores de Extensão das Instituições Públicas de Ensino Superior Brasileiras (FORPROEX) e é coordenador do Colégio de Pró-reitores de Extensão da Associação Nacional de Reitores (COEX-ANDIFES).

Referências

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Publicado

2023-04-27