Pedagogía de la extensión: algunas reflexiones emergentes
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2023.e93945Palabras clave:
Pedagogía de la Extensión, Inseparabilidad, Inserción CurricularResumen
La extensión universitaria constituye un eje que, junto con la docencia y la investigación, sustentan la educación superior. Su inclusión en el currículo sigue siendo un desafío importante para nuestras instituciones, que no están acostumbradas a la flexibilidad y al trabajo fuera de los espacios académicos. Reflexionar sobre las razones que llevaron a la inserción de la extensión en el currículo, en una dinámica que considere su pedagogía, puede contribuir a avanzar en el pensamiento y la importancia de la extensión en nuestros proyectos pedagógicos, además de suscitar un debate sobre la importancia del territorio en el desarrollo de nuevos conocimientos y en la construcción de estrategias de transformación social.
Citas
FREITAS NETO, João Alves de. A reforma universitária de Córdoba (1918). Universidade Estadual de Campinas. Disponível em: https://www.revistaensinosuperior.gr.unicamp.br/artigos/a-reforma-universitaria-de-cordoba-1918-um-manifesto. Acesso em 18. abr. 2023.
BATISTA, Zenilde Nunes, KERBAUY, Maria Teresa Micely. A Gênese da extensão universitária brasileira no contexto de formação do ensino superior. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. 3, p. 916-930, jul./set., 2018.
NASCIMENTO, Evando. A Semana de Arte Moderna de 1922 e o Modernismo Brasileiro: atualização cultural e “primitivismo” artístico. Gragoatá, Niterói, n. 39, p. 376-391, 2. sem. 2015
BRASIL, 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024 e daì outras providências. Disponível em https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/55877808. Acesso em 18 de abril de 2023.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons , para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.