Restauração da mata ciliar do Córrego dos Colibris: ação ambiental envolvendo estudantes do Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2025.e95067

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Educação Básica, Córregos Urbanos

Resumo

Ambientes de riacho, normalmente negligenciados nos centros urbanos, são canalizados, poluídos ou até esquecidos sob o concreto das cidades. Considerando a importância da mata ciliar para a conservação dos riachos e, consequentemente, o bem-estar da população, além de ser o tema em pauta pouco divulgado, o objetivo deste relato é compartilhar a experiência de uma prática que visou à mobilização de processos para a educação ambiental. Tal prática foi desenvolvida com alunos do ensino médio de uma escola pública estadual, no âmbito do projeto de recuperação vegetal da mata ciliar em um córrego urbano, localizado no município de Niterói/RJ, o córrego dos Colibris. O relato indica que a atividade mediada tornou mais efetiva a educação ambiental nos estudantes, visto que estes puderam compreender a importância da restauração da mata ciliar dos rios que drenam para a lagoa de Itaipu como um caminho à revitalização do sistema lagunar.

Biografia do Autor

Maria Margareth Cancian Roldi, Instituto Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação em Ciências e Matemática pelo Instituto Federal do Espírito Santo. Professora da Secretaria de Estado de Educação do Espírito Santo.

Luisa Maria Sarmento Soares, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo. Professora do Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal - PPGBAN da Universidade Federal do Espírito Santo.

Ronaldo Fernando Martins Pinheiro, Universidad Del Trabajo Del Uruguay

Graduação em Eletrônica pelo Universidad Del Trabajo Del Uruguay.

Fernando São Thiago Tanscheit, Pontifical Catholic University of Rio de Janeiro

Graduação em Geografia e Meio Ambiente, e Mestrado em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Referências

ANDRADE, Dayana; PASINI, Felipe. Vida em sintropia: agricultura sintrópica de Ernst Götsch explicada. Editora Labrador, 2022.

ALVARENGA, Auwdréia Pereira. Avaliação inicial da recuperação da mata ciliar em nascentes. 2004. Dissertação (Mestrado em Engenharia Florestal). Universidade Federal de Lavras, UFLA, Lavras, 2004.

BARRELLA, Walter et al. As relações entre as matas ciliares, os rios e os peixes. Rodrigues, RR; Leitão Filho; HF (Ed.) Matas ciliares: conservação e recuperação, v. 2, p. 187-207, 2000.

CARBONELL, Jaume A Aventura de inovar: a mudança na escola; trad. Fátima Murad. - Porto Alegre: Artmed Editora, 2002.

CORRÊA NETO, Nelson E. et al. Agroflorestando o mundo de facão a trator: gerando práxis agroflorestal em rede. Barra do Turvo: Associação dos Agricultores Agroflorestais de Barra do Turvo e Adrianópolis, 2016.

CORNELL, Joseph. Vivências com a Natureza. São Paulo: Aquariana, 2008.

CHAVES, Maria Madalena Fermada. Reflorestamentos mistos com essências nativas para recomposição de Matas Ciliares. Boletim Agropecuário. Lavras: UFLA, 1999.

DE ANDRADE, Jocéli; SANQUETTA, Carlos Roberto; UGAYA, Cássia. Identificação de áreas prioritárias para recuperação da mata ciliar na UHE Salto Caxias. Espaço energia, v. 3, p. 1-8, 2005.

DIAS, Genebaldo Freire; SALGADO, Sebastião. Educação ambiental, princípios e práticas. Editora Gaia, 2023.

DE MEDEIROS PONTES, Janaína Neves; SOARES FILHO, Luísa Maria Sarmento. Gestão Participativa dos Recursos Hídricos: Um estudo de caso sobre o Córrego dos Colibris–Sistema lagunar de Itaipu–Niterói-RJ. Gestão pública municipal: políticas públicas e práticas de gestão, 2002.

GÖTSCH, Ernst. O renascer da agricultura. AS-PTA-Assessoria e Serviços a Projetos em Agricultura Alternativa, 1996.

LOUREIRO, Carlos Frederico B. Educação ambiental crítica: contribuições e desafios. Conceitos e práticas em educação ambiental na escola, p. 65, 2007.

MARTINS, Sebastião Venâncio. Recuperação de matas ciliares. Aprenda fácil Editora. Viçosa, 2007.

PIMENTEL, Douglas. et al. Aos pés da Serra da Tiririca: Uma história de todos nós. Alternativa, Niterói, 2013.

REBELLO, José Fernando dos Santos; SAKAMOTO, Daniela Ghiringhello. Princípios de agricultura sintrópica. Brasília, Editora Reviver. 2021.

REIGOTA, Marcos. O que é educação ambiental. São Paulo: Brasiliense, 2017.

SIMON, Alba. Conflitos na conservação da natureza: O caso do parque estadual da Serra da Tiririca. Revista Interdisciplinar De Sociologia e Direito, v 4(1), p. 27-36, 2004. https://doi.org/10.22409/conflu4i1.p234.

TERRES, Cedeli de Andrade; MÜLLER, MML. Proposta de recuperação de área degradada às margens do Arroio do Engenho na Vila Concórdia, Guarapuava–PR. Revista Eletrônica Lato Sensu, UNICENTRO, v. 5, p. 2-17, 2008.

Downloads

Publicado

2025-04-28