Restoration of the riparian forest at Córrego dos Colibris: environmental action involving High School students
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2025.e95067Keywords:
Environmental Education, Basic Education, Urban StreamsAbstract
Stream environments are usually neglected in urban centers, being channeled, polluted or even forgotten under the concrete of the cities. Considering the importance of the riparian forest for the conservation of streams and, consequently, the well-being of the population, as well as being a little publicized topic, the objective of this report is to share the experience of a practice that aimed to mobilize processes to environmental education. The practice was developed with high school students from a state public school, within the scope of the vegetation recovery project of the riparian forest in an urban stream, located in the municipality of Niterói/RJ, the Colibris stream. The report indicates that the mediated activity mobilized processes and environmental education in the students, since they were able to understand the importance of restoring the riparian forest of the rivers that drain to the Itaipu lagoon as a way to revitalize the lagoon system.
References
ANDRADE, Dayana; PASINI, Felipe. Vida em sintropia: agricultura sintrópica de Ernst Götsch explicada. Editora Labrador, 2022.
ALVARENGA, Auwdréia Pereira. Avaliação inicial da recuperação da mata ciliar em nascentes. 2004. Dissertação (Mestrado em Engenharia Florestal). Universidade Federal de Lavras, UFLA, Lavras, 2004.
BARRELLA, Walter et al. As relações entre as matas ciliares, os rios e os peixes. Rodrigues, RR; Leitão Filho; HF (Ed.) Matas ciliares: conservação e recuperação, v. 2, p. 187-207, 2000.
CARBONELL, Jaume A Aventura de inovar: a mudança na escola; trad. Fátima Murad. - Porto Alegre: Artmed Editora, 2002.
CORRÊA NETO, Nelson E. et al. Agroflorestando o mundo de facão a trator: gerando práxis agroflorestal em rede. Barra do Turvo: Associação dos Agricultores Agroflorestais de Barra do Turvo e Adrianópolis, 2016.
CORNELL, Joseph. Vivências com a Natureza. São Paulo: Aquariana, 2008.
CHAVES, Maria Madalena Fermada. Reflorestamentos mistos com essências nativas para recomposição de Matas Ciliares. Boletim Agropecuário. Lavras: UFLA, 1999.
DE ANDRADE, Jocéli; SANQUETTA, Carlos Roberto; UGAYA, Cássia. Identificação de áreas prioritárias para recuperação da mata ciliar na UHE Salto Caxias. Espaço energia, v. 3, p. 1-8, 2005.
DIAS, Genebaldo Freire; SALGADO, Sebastião. Educação ambiental, princípios e práticas. Editora Gaia, 2023.
DE MEDEIROS PONTES, Janaína Neves; SOARES FILHO, Luísa Maria Sarmento. Gestão Participativa dos Recursos Hídricos: Um estudo de caso sobre o Córrego dos Colibris–Sistema lagunar de Itaipu–Niterói-RJ. Gestão pública municipal: políticas públicas e práticas de gestão, 2002.
GÖTSCH, Ernst. O renascer da agricultura. AS-PTA-Assessoria e Serviços a Projetos em Agricultura Alternativa, 1996.
LOUREIRO, Carlos Frederico B. Educação ambiental crítica: contribuições e desafios. Conceitos e práticas em educação ambiental na escola, p. 65, 2007.
MARTINS, Sebastião Venâncio. Recuperação de matas ciliares. Aprenda fácil Editora. Viçosa, 2007.
PIMENTEL, Douglas. et al. Aos pés da Serra da Tiririca: Uma história de todos nós. Alternativa, Niterói, 2013.
REBELLO, José Fernando dos Santos; SAKAMOTO, Daniela Ghiringhello. Princípios de agricultura sintrópica. Brasília, Editora Reviver. 2021.
REIGOTA, Marcos. O que é educação ambiental. São Paulo: Brasiliense, 2017.
SIMON, Alba. Conflitos na conservação da natureza: O caso do parque estadual da Serra da Tiririca. Revista Interdisciplinar De Sociologia e Direito, v 4(1), p. 27-36, 2004. https://doi.org/10.22409/conflu4i1.p234.
TERRES, Cedeli de Andrade; MÜLLER, MML. Proposta de recuperação de área degradada às margens do Arroio do Engenho na Vila Concórdia, Guarapuava–PR. Revista Eletrônica Lato Sensu, UNICENTRO, v. 5, p. 2-17, 2008.
Downloads
Published
Issue
Section
License
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons
, para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.
