Integração entre gestão e educação ambiental na Escola de Ensino Básico Getúlio Vargas

Autores

  • João Daniel Torres Simões Pires
  • Marcelo Monte Carlo Silva Fonseca graozio@hotmail.com
  • Richard Eilers Smith
  • Luiz Sérgio Philippi UFSC - Florianópolis - SC

Resumo

Este projeto trata de uma experiência inovadora na área da educação ambiental, na qual se buscou uma coerência entre a proposta de sustentabilidade apresentada nas aulas, e a prática observada no dia-a-dia dos alunos, professores e funcionários da Escola de Ensino Básico Getúlio Vargas. As correntes pedagógicas que orientaram os rumos do projeto abordam uma visão sistêmica e convergem no que hoje é chamado de alfabetização ecológica ou ecoalfabetização. Utilizando tecnologias sociais na gestão ambiental, tais como a captação de água da chuva, procurou-se restaurar habitats, capacitar agentes do processo, potencializar os recursos naturais e incentivar a incorporação dos conceitos ecológicos, formando espaços mais agradáveis, eficientes e convidativos para todos.

Biografia do Autor

João Daniel Torres Simões Pires

Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental pela UFSC.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Marcelo Monte Carlo Silva Fonseca, graozio@hotmail.com

Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental pela UFSC.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Richard Eilers Smith

Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental pela UFSC.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Luiz Sérgio Philippi, UFSC - Florianópolis - SC

Graduação em Engenharia Civil pela UFSC , mestrado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo, doutorado em Hidrologia e Saúde Pública pela Université de Montpellier I e pós-doutorado pela Université de Montpellier I. Atualmente é professor titular da UFSC.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Downloads

Publicado

2009-03-09