Design Social: desenvolvimento de um brinquedo de categorização para crianças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2025.e95860

Palavras-chave:

Design, Design Social, Crianças, Categorização

Resumo

O artigo apresenta o desenvolvimento de um brinquedo de categorização para crianças entre 4 e 5 anos, focando no desenvolvimento cognitivo e de inclusão em atividades interativas com colegas de turma, sob a perspectiva do design social. Realizado em colaboração com o NDI - Núcleo de Desenvolvimento Infantil da UFSC, o projeto utilizou pesquisas documentais e métodos de design como pesquisa de campo por meio de entrevistas e observações para compreender as demandas do público. O resultado é um brinquedo de categorização acessível e de fácil produção, como o corte a laser em MDF, que possibilitaram a disponibilidade do produto final online. Essa iniciativa busca melhorar a experiência de crianças por meio da categorização de diversos objetos em relação a cenários, pode ser utilizado tanto em ambientes educacionais como em ambientes domésticos.

Biografia do Autor

Julia Oenning Amador, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduação em Design de Produto pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Ana Veronica Pazmino, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993). Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999). Doutorado em Design pela PUC-RJ (2010). É professor associado da Universidade Federal de Santa Catarina UFSC. 

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Publicado

2025-08-27