Comunidade de prática como estratégia de extensão universitária

Autores

  • Francine Lopes Pinhão Universidade do Estado do Rio de Janeiro image/svg+xml
  • Aline Rodrigues Pinto Universidade do Estado do Rio de Janeiro image/svg+xml
  • Gabriela Silva Trindade Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro image/svg+xml
  • Janete Nazareth Guilherme Universidade Federal Fluminense image/svg+xml
  • Amanda Lima de Almeida Universidade do Estado do Rio de Janeiro image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2024.e96063

Palavras-chave:

Comunidade de Prática, Ensino, Extensão Comunitária, Disciplinas das Ciências Naturais

Resumo

O relato de experiência apresenta um conjunto de ações desenvolvidas no contexto de uma comunidade de prática constituída por professores de ciências e biologia, educadoras populares, pesquisadores e licenciando em ciências e biologia. Desta forma, o objetivo deste relato é compartilhar o uso da metodologia de comunidade de prática associada ao conceito de diálogo freireano, avaliando e discutindo suas possibilidades e limites em um contexto de vulnerabilidade social. Conclui-se que a metodologia adotada ressignifica a ideia de extensão; articula extensão e pesquisa sem que a primeira seja mero contexto; cria espaço de formação inicial e continuada ancorado na realidade. Por outro lado, impõe prazos mais longos para a realização do trabalho e demanda o reconhecimento e negociação a partir dos sistemas de opressão vigentes no território.

Biografia do Autor

Francine Lopes Pinhão, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Educação em Ciências e Saúde pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aline Rodrigues Pinto, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestrado em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Gabriela Silva Trindade, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Professora de Ciências da Rede Municipal de São Gonçalo/RJ (SEMED/PMSG). 

Janete Nazareth Guilherme, Universidade Federal Fluminense

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense.

Amanda Lima de Almeida, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Educação em Ciências e Saúde pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora Adjunta do Departamento de Ciências (DCIEN) da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ).

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Publicado

2024-08-28