Comunidade de prática como estratégia de extensão universitária
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2024.e96063Palavras-chave:
Comunidade de Prática, Ensino, Extensão Comunitária, Disciplinas das Ciências NaturaisResumo
O relato de experiência apresenta um conjunto de ações desenvolvidas no contexto de uma comunidade de prática constituída por professores de ciências e biologia, educadoras populares, pesquisadores e licenciando em ciências e biologia. Desta forma, o objetivo deste relato é compartilhar o uso da metodologia de comunidade de prática associada ao conceito de diálogo freireano, avaliando e discutindo suas possibilidades e limites em um contexto de vulnerabilidade social. Conclui-se que a metodologia adotada ressignifica a ideia de extensão; articula extensão e pesquisa sem que a primeira seja mero contexto; cria espaço de formação inicial e continuada ancorado na realidade. Por outro lado, impõe prazos mais longos para a realização do trabalho e demanda o reconhecimento e negociação a partir dos sistemas de opressão vigentes no território.
Referências
FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação? 8ª. Ed, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa - Paulo Freire 59ª ed - Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019.
GUILHERME, Janete. Mulheres do Salgueiro: compreendendo o papel de uma organização não-governamental. 2016. 46 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016.
IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico 2022: população e domicílios: primeiros resultados / IBGE, Coordenação Técnica do Censo Demográfico. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rj/sao-goncalo/panorama. Acesso em: 02 de agosto de 2024.
IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. MUNIC – Perfil dos Municípios Brasileiros - 2021. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rj/sao-goncalo/panorama. Acesso em: 12 jun. 2020.
PRIMO, Camila Scanholato; PERTILLE, Eliane Brunetto. Ciências e Biologia para alunos cegos: metodologias de ensino. Revista Insignare Scientia, vol.5, n.1, jan./abril. 2022.
RENAUD CAMARGO, Daniel. Lendas, Rezas e Garrafadas: Educação Ambiental de Base Comunitária e os Saberes Locais no Vale do Jequitinhonha. 2017. 210 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
SAUVÉ, Lucie. Educação Ambiental: possibilidades e limitações. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 2, p. 317-322, maio/ago. 2005.
TOLEDO, Victor; BARRERA-BASSOLS, Narciso. A Memória Biocultural: A Importância Ecológica das Sabedorias Tradicionais. Expressão Popular, 2015.
WENGER, Etienne. Communities of practice: learning, meaning, and identity. Cambridge: University Press, 1998.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons , para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.