Community of practice as a university extension strategy
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2024.e96063Keywords:
Community of Practice, Teaching, Community Outreach, Natural Science DisciplinesAbstract
The experience report presents a set of actions developed in the context of a community of practice including science and biology teachers, popular educators, researchers, and undergraduate students in science and biology. In this way, the goal of this report is to share the use of the community of practice methodology associated with Freire's concept of dialogue, evaluating and discussing its possibilities and limits in a context of social vulnerability. It was concluded that the adopted methodology reframes the idea of extension; articulates extension and research without the former being mere context; and creates a space for initial and continued training linked to reality. On the other hand, it imposes longer deadlines for carrying out the work and demands recognition and negotiation based on the oppression systems in force at the territory.
References
FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação? 8ª. Ed, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa - Paulo Freire 59ª ed - Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019.
GUILHERME, Janete. Mulheres do Salgueiro: compreendendo o papel de uma organização não-governamental. 2016. 46 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016.
IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico 2022: população e domicílios: primeiros resultados / IBGE, Coordenação Técnica do Censo Demográfico. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rj/sao-goncalo/panorama. Acesso em: 02 de agosto de 2024.
IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. MUNIC – Perfil dos Municípios Brasileiros - 2021. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rj/sao-goncalo/panorama. Acesso em: 12 jun. 2020.
PRIMO, Camila Scanholato; PERTILLE, Eliane Brunetto. Ciências e Biologia para alunos cegos: metodologias de ensino. Revista Insignare Scientia, vol.5, n.1, jan./abril. 2022.
RENAUD CAMARGO, Daniel. Lendas, Rezas e Garrafadas: Educação Ambiental de Base Comunitária e os Saberes Locais no Vale do Jequitinhonha. 2017. 210 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
SAUVÉ, Lucie. Educação Ambiental: possibilidades e limitações. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 2, p. 317-322, maio/ago. 2005.
TOLEDO, Victor; BARRERA-BASSOLS, Narciso. A Memória Biocultural: A Importância Ecológica das Sabedorias Tradicionais. Expressão Popular, 2015.
WENGER, Etienne. Communities of practice: learning, meaning, and identity. Cambridge: University Press, 1998.
Downloads
Published
Issue
Section
License
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons , para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.